TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO INDUSTRIAL

Por:   •  11/3/2022  •  Resenha  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DIAMANTINA – MINAS GERAIS

[pic 2]

PLANEJAMENTO INDUSTRIAL

Prof Marcelino Serretti Leonel

TITULO: PESQUISA OPERACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO DE LATICÍNIO

COLOCAR DO QUE SE TRATA O TRABALHO E O NOME DA DUPLA E EMAIL

Trabalho curricular apresentado a disciplina de Planejamento Industrial como requisito para aprovação semestral.

MARCELA GONZAGA (1);

  1. Bacharelado em Ciência e Tecnologia, UFVJM, Diamantina, Minas Gerais,

marcela.gonzaga@hotmail.com

1 RESUMO

A Indústria de Laticínios no Brasil tem buscado cada vez mais a utilização de novos métodos que possibilitem o aumento da eficiência, tanto da área técnica, quanto da área econômica, sendo que esta última acaba sendo, muitas vezes, consequência da obtenção da primeira. Este esforço no setor foi realizado no Brasil principalmente depois da maior abertura do país às empresas multinacionais ocorrida nos anos de 1990, o que fez aumentar a competitividade empresarial entre elas, sendo este fator determinante para que as indústrias de laticínios sobrevivessem a este novo cenário que se instalou. Sendo assim nos dias atuais empresas do ramo de laticínios determinam seu plano de produção conforme a demanda de produtos, e muitas desconhecem as ferramentas que a Pesquisa Operacional tem a oferecer. O objetivo é determinar um plano eficiente para a produção de laticínios.

Palavra-chave: Industria; Empresas Multinacionais; Pesquisa Operacional

ABSTRACT: 

The Dairy Industry in Brazil has increasingly sought to use new methods that allow increased efficiency, both in the technical area and in the economic area, the latter often being a consequence of obtaining the former. This effort in the sector was carried out in Brazil mainly after the country's greater opening to multinational companies in the 1990s, which increased business competitiveness among them, which was a determining factor for the dairy industries to survive this new scenario that settled. Therefore, nowadays companies in the dairy industry determine their production plan according to the demand for products, and many are unaware of the tools that Operational Research has to offer. The objective is to determine an efficient plan for dairy production.

Keyword: Industry; Multinational Companies; Operational Research.

2 INTRODUÇÃO

        A partir dos anos 90, o setor lácteo brasileiro sofreu grandes transformações após o regulamento do mesmo ser reformulado, o que levou a uma reestruturação do agronegócio do leite. Devido a este impacto, as empresas foram forçadas a adotarem novas tecnologias visando reduzir o custo de produção e a maximização de lucros, para manterem-se competitivas.

        Atualmente, com a disseminação de novas tecnologias, e a necessidade de competitividade entre as empresas, as organizações devem buscar a diferenciação através de padrões de qualidade, políticas, ações e de métodos que otimizem seus lucros. Devem desenvolver um sistema que possa controlar o seu processo de produção, como gastos, suprimentos, disponibilidades e restrições a fim de obter eficiência em atender a demanda do mercado. O que para grandes empresas é mais fácil, pois possuem recursos para tal.

        A utilização da Pesquisa Operacional neste ramo, pode tornar-se uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e no controle de produção, tanto para pequenos laticínios como também grandes indústrias.

        Tem como finalidade a utilização de método que pode estar trazendo benefícios para uma empresa de laticínios, a fim de obter melhores resultados em seus produtos e minimizar o custo de transporte.

        O desenvolvimento da indústria de laticínios ocorreu mais fortemente a partir do crescimento dos centros urbanos, o que ocorreu concomitantemente com o desenvolvimento industrial, que se iniciou no Brasil após a 2ª Guerra Mundial. As indústrias de laticínios no Brasil foram formadas por empresas médias de caráter familiar e por Cooperativas. Na década de 70 as indústrias internacionais de laticínios entraram no Brasil e na década de 80 avançaram conseguindo melhorar sua cadeia produtiva através da integração com fornecedores.

        O crescimento das redes de supermercados provocou uma verdadeira revolução nesse segmento, uma vez que houve uma mudança no sistema de comercialização dos produtos lácteos.

        Essa integração entre supermercados e as indústrias de laticínios produziu um crescimento acelerado da produção e consumo, o que, em princípio poderia ser encarado como algo positivo, resultou em uma redução das margens de lucro das empresas laticinistas devido ao aumento do poder de barganha das grandes redes de supermercados.

        Nesse contexto, se por um lado os supermercados diminuíram as margens de lucros das indústrias de laticínios através do poder de compra, esses mesmos supermercados viabilizaram um aumento de escala de produção dos produtos lácteos, em função de sua rede de distribuição no varejo.

        Segundo Kmit (2004) o sistema agroindustrial do leite brasileiro sofreu profundas mudanças de caráter estrutural desde a virada dos anos 90. Primeiro, veio a desregulamentação do mercado logo no início do governo Collor, liberando os preços dos produtos após mais de quatro décadas de controle estatal. Simultaneamente, ocorreu a abertura comercial ao exterior e a consolidação do Mercosul, que representaram um incremento da concorrência com produtos importados. Finalmente, o Plano Real trouxe a redução da inflação e a estabilização da economia.

        Voltada para a resolução de problemas reais, a Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada focada na tomada de decisões, onde se aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. Para Shamblin e Stevens Jr (1979), Pesquisa Operacional (PO) é “um método científico de tomada de decisão”.

        Lachtermacher (2004), diz que até a década de 1990, os problemas matemáticos de programação na resolução de questões gerenciais eram muito difíceis de serem implementados. Somente com o advento das planilhas eletrônicas e sua crescente utilização, proporcionaram um aumento significativo na aplicabilidade da Pesquisa Operacional. Ainda segundo Lachtermacer (2004), a P.O. pode ser utilizada para auxiliar seguintes processos de decisão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (82.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com