TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERÍODO ORGÂNICO E FETAL

Projeto de pesquisa: PERÍODO ORGÂNICO E FETAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

Histologia e Embriologia

4ºSEMANA DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO,

ORGANÊSE E PERÍODO FETAL

Professor: José Pedro Pires Torquato

Fortaleza,Setembro

2014

LILIAN PAULA LIMA DA SILVA

4º SEMANA DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO,

ORGANÊSE E PERÍODO FETAL

Trabalho da Disciplina de Histologia e Embriologia 1ºSemestre de 2014.2 turma:3007 sala:34 Bloco :F Professor:José Pedro Pires Torquato

Fortaleza,Setembro

2014

Introdução

O processo de formação de uma nova vida se inicia a partir de uma sequência de eventos que começam com o contato de um espermatozóide com um óvulo, onde ocorre a fusão dos núcleos desses dois gametas e a consequente mistura dos cromossomos maternos e paternos.

Os pronúcleos masculinos e femininos aproximam-se, suas membranas nucleares desaparecem e ocorre a fusão, formando assim, uma célula diplóide (2n), o zigoto.

A partir ocorre uma sequência de processos que trataremos brevemente aqui.

O zigoto sofre divisões mitóticas gerando duas células-filhas, os blastômeros.

Por volta do terceiro dia, uma bola sólida com cerca de dezesseis blastômeros constitui a mórula que chega ao útero. Entre suas células começa a penetrar um líquido oriundo da cavidade uterina. Conforme o ocorre o aumento do líquido se inicia a separação das células em duas partes: camada externa: trofoblasto (grupo de células centrais) e a camada interna, denomidanada embrioblasto.

No quarto dia os espaços cheio de líquidos se conectam para formar um único espaço, a cavidade blastocística, transformando a mórula em um blastocisto.

No quinto dia a zona pelúcida degenera e desaparece, o blastocisto fica preso ao epitélio do endométrio.

Com o progresso da invasão do trofoblasto este forma duas camadas: um citotrofoblasto interno (trofoblasto celular) e o sinciciotrofoblasto externo, que produzem substâncias que invadem o tecido materno, permitindo assim que blastocisto penetre no endométrio.

Ao final da primeira semana, o blastocisto está superficialmente fixado na camada do endométrio, alimentando-se do sangue materno.

No oitavo dia, células migram do hipoblasto e formam uma fina membrana exoceloma que envolve a cavidade exocelômica, formando o saco vitelino primário.

Fortaleza,Setembro

2014

No décimo dia, o blastocisto implanta-se lentamente no endométrio. Por volta do décimo dia são visíveis espaços isolados no interior do mesoderma extra-embrionário, estes espaços fundem-se rapidamente para formar grandes cavidades isoladas de celoma extra-embrionário.

Com a formação do celoma extra-embrionário, o saco vitelino primitivo diminui de tamanho resultando num saco vitelino secundário menor.

No décimo segundo dia o sangue materno infiltra-se nas redes lacunares e logo começa a fluir através do sistema lacunar, estabelecendo uma circulação útero-placentário primitiva.

No décimo quarto dia forma-se o mesoderma somático extra-embrionário e as duas camadas de trofoblasto que constituem o córion. Forma-se as vilosidades coriônicas primárias.Surge um espessamento no hipoblasto chamada placa pré-cordal que será a futura região cranial e boca do embrião.

É a partir destas divisões celulares que evoluem rapidamente que se origina um novo ser multicelular.

Fortaleza,Setembro

2014

Fases do desenvolvimento

Embora o desenvolvimento do produto da fertilização seja ininterrupto, pode ser dividido de forma arbitrária em três fases, de modo a distinguir três grandes períodos bem diferentes. A primeira fase é a denominada fase embrionária e corresponde ao período que se inicia no momento da fertilização e termina com a nidificação da blástula na mucosa uterina. Ao longo desta fase, deve-se falar de ovo ou produto da concepção. A segunda fase designa-se fase embrionária e engloba o primeiro trimestre de desenvolvimento, período ao longo do qual todos os órgãos do corpo vão sendo formados. Durante esta fase, o novo ser é denominado embrião. A terceira fase, a mais prolongada, é a denominada fase fetal e compreende o tempo que resta até ao momento do nascimento, correspondendo ao período de amadurecimento, ao longo do qual os órgãos, já formados na etapa anterior, acabam de adquirir a sua estrutura definitiva, alcançando a sua plena actividade, factores essenciais para possibilitar uma vida independente fora do organismo materno. Ao longo desta fase, o produto da fertilização deve ser denominado feto.

Fortaleza,Setembro

2014

O período de organogênese

Ocorre da quarta à oitava semana do desenvolvimento embrionário. Ao final da oitava semana, o funcionamento da maioria dos principais sistemas de órgãos é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular. No término desse período, o embrião terá aspecto humano.

1) Dobramentos do embrião

Os dobramentos levarão à transformação de um disco trilaminar plano em um embrião praticamente cilíndrico.

O dobramento ocorre nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião, particularmente do encéfalo e da medula espinhal.

A velocidade de crescimento lateral do embrião não acompanha a velocidade de crescimento longitudinal, ocasionando o seu dobramento.

Os dobramentos das extremidades cefálica (Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com