TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de educação especial

Por:   •  14/4/2024  •  Resenha  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS – SRM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

E-mail: emweimartorres.semed@dourados.ms.gov.br Diretor: Renato Marinho Machado Faria

Diretora Adjunta: Luciana de Souza

Professora Atendimento Educacional Especializado: Lucinéia de Souza E-mail: lu-piccoli@hotmail.com

Coordenação Pedagógica da Turma: 6° D

Profª do Apoio Especializado: João Vitor Araujo da Silva

Professores: Pamela, Heverton Schneider, Lilian Molan Pricinato Fontanini, Marcelo Santos de Oliveira, Jussara Gonçalves Fonseca, Sheila Cristiana de Souza Loza, Renata Gonçalves Lopes, Thais Fernanda dos Santos Caldeira Santana

  • RELATÓRIO        DE        ACOMPANHAMENTO        PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Gabriel Caballero Macena enfrenta desafios acadêmicos decorrentes do diagnóstico de TDAH e Dislexia, enquanto Pedro Henrique Teixeira Alves lida com a perda significativa de audição no ouvido esquerdo, enfrentando desafios no seu processo de aprendizagem. As experiências dentro da sala de aula evidenciam as diárias dificuldades enfrentadas por ambos, incluindo obstáculos na leitura e escrita, bem como desafios para se integrar socialmente e participar de atividades práticas.

No caso de Gabriel, suas necessidades específicas são abordadas por meio de acompanhamento médico regular. O uso do medicamento Ritalina é uma parte integral de seu tratamento, visando melhorar as funções cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem, tais como memória, atenção e consciência. As experiências vivenciadas pelos dois alunos na sala de aula

destacam a importância de estratégias educacionais adaptativas para promover um ambiente inclusivo e propício ao desenvolvimento de suas habilidades.

No segundo semestre de 2023, Gabriel relatou a interrupção do uso do medicamento Ritalina. Como profissional de apoio pedagógico, pude observar uma agitação acentuada e um aumento significativo no desinteresse por parte do aluno. Essa mudança no tratamento farmacológico impactou diretamente a dinâmica em sala de aula, tornando evidente a importância do acompanhamento contínuo e de estratégias personalizadas para lidar com as necessidades específicas dos alunos com TDAH e Dislexia. A experiência vivida por Gabriel destaca a relevância de uma abordagem multidisciplinar para proporcionar um ambiente educacional adaptado e apoiar o seu desenvolvimento acadêmico e social.

Gabriel e Pedro aspiram a ter autonomia nas execuções das atividades em sala de aula, no entanto, demandam constante supervisão para evitar distrações que poderiam levá-los a perder o foco e ficar inativos. Em alguns momentos, ambos manifestam irritação, choram e experimentam dores de cabeça diante da dificuldade em resolver as tarefas propostas ou quando confrontados com uma carga elevada de conteúdo. Em certos dias, devido às suas adversidades, sentem-se profundamente desconfortáveis e exaustos, buscando apenas momentos de inatividade.

Gabriel, apesar das suas dificuldades, conta com dois amigos na sala, mantendo uma proximidade constante durante os intervalos no refeitório e participando juntos de diversas atividades fora da sala de aula, como Educação Física na quadra, festa julina, festa junina, entre outras. Por outro

lado, Pedro enfrenta desafios significativos em estabelecer relações sociais tanto dentro como fora da sala de aula. Ele se irrita facilmente com o barulho e, nos intervalos, acaba buscando refúgio na coordenação.

No segundo semestre do ano de 2023, observou-se que o aluno Pedro persistiu enfrentando desafios no âmbito da escrita e na capacidade de manter a atenção durante as aulas. Por outro lado, o progresso de Gabriel na leitura foi notável, sendo que houve uma dedicação significativa a atividades de alfabetização com ele. Ambos apresentaram avanços em seus processos de aprendizagem, contudo, ainda demandam suporte pedagógico diário para consolidar esses ganhos.

Essa constatação ressalta a complexidade das necessidades educacionais individuais de cada aluno, enfatizando a importância contínua do acompanhamento personalizado para assegurar um desenvolvimento acadêmico satisfatório. O empenho em fornecer apoio pedagógico constante se mantém como uma peça fundamental para auxiliar Pedro e Gabriel em suas trajetórias educacionais.

DISCIPLINAS

Em história e geografia, ambos alcançam bons desempenhos e obtêm boas notas, mesmo que não consigam realizar todas as atividades. Eles demonstram uma boa compreensão dos conteúdos abordados. No entanto, a maior dificuldade para ambos está na disciplina de língua portuguesa. Gabriel enfrenta desafios por não saber ler nem escrever, enquanto Pedro se irrita facilmente com a matéria. Em ciências, conseguem realizar as atividades e apresentam um desempenho parcialmente satisfatório nas notas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (364.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com