TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 3

a) Faça uma leitura da aula 6 e descreva como era a organização escolar, a quem estava vinculada e qual a camada social tinha acesso a instrução escolar?

A organização escolar no Brasil Colônia está estreitamente vinculada à política colonizadora dos portugueses e em decorrência do estágio primitivo em que se encontravam as populações que aqui vivam – as etnias indígenas, a educação não tinha o objetivo de escolarização. A participação direta da criança nas diferentes atividades tribais era quase que suficiente para a formação necessária quando atingisse a idade adulta. A produção de mercadorias, envolviam riscos e a necessidade de capital inicial, face a esses dois elementos, surgiu assim o sistema escravocrata, submetendo índios e negros. Estes vieram satisfazer aos interesses da burguesia mercantil portuguesa, porque possibilitavam a produção a baixo custo e porque o escravo, enquanto mercadoria, era fonte de lucro, já que era ela (burguesia) que transportava. É assim que a grande produção açucareira foi a única base da economia colonial até meados do século XVII. Num contexto social com tais características, a instrução, a educação escolarizada só podia ser conveniente e interessar a esta camada dirigente (pequena nobreza e seus descendentes) que, segundo o modelo de colonização adotado, deveria servir de articulação entre os interesses metropolitanos e as atividades coloniais.

b) A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. Fale sobre a essência de cada uma.

Jesuítica: Chega ao Brasil em 1549, com o objetivo de catequizar a população e combater o avanço da (Reforma Protestante); teve como representante o Padre Inácio de Loiola; a educação era voltada para a transmissão do conhecimento e era privilégio da classe burguesa.

Pombalina: Surgiu com a expulsão dos Jesuítas; era financiado pelo estado, não havia professores qualificados e a educação era caótica. A educação nesse periodo era reduzida a segundo plano pelas classes dirigentes.

Joanina: Proporciou a cração de ensino superior no Brasil. Dividiu o ensino em tres faixas: o primário, leitura e escrita; ensino secundário, aulas régias e ensino superior. Em suma, a história a educação esteve, durante o período colonial, a erviço de interesses alheios ao sentido real da instrução, u seja, o da formação integral do indivíduo. esmo conscientes do fato de estarmos reforçando m velho conceito, sentimos a necessidade de torná-lo.

c) A maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil, fugindo da promoção do liberalismo resultante da Revolução Francesa, de um contexto histórico-cultural de profundas lutas e tensões e da chamada Restauração Política e Religiosa. Ao chegarem aqui no Brasil, qual o apoio do governo brasileiro no que concerne a educação? E qual era a intenção de governo ao defender uma política imigratória de uma colonização mista?

Os imigrantes que chegaram ao Brasil, não tiveram apoio do poder público, assim os colonos construiram igrejas e escolas que foram criadas e mantidas comunitariamente, associassões culturais, mantiveram suas linguas e seus costumes e sua identidade nacional em processo de colonização implicou interações etnicas. O governo central defendia a retomada uma politica imigratória de uma colonização mista, estrangeiros e nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com