Verbo No Infinitivo
Ensaios: Verbo No Infinitivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeovaneide • 9/8/2013 • 206 Palavras (1 Páginas) • 515 Visualizações
Antes de aprender sobre quaisquer pressupostos que norteiam um dado fato linguístico, você precisa retomar alguns conceitos, haja vista que isso facilita ainda mais o aprendizado. Nesse sentido, é importante rever o conceito de infinitivo impessoal – representado por uma das formas nominais.
Ele assim se conceitua – impessoal – pelo fato de não se referir a nenhuma pessoa gramatical, isso é, a nenhum sujeito determinado, ao contrário do que ocorre nos casos referentes ao infinitivo pessoal, que fazem referência a uma pessoa gramatical específica. Exemplos:
Cuidar da saúde é necessário.
Praticar esportes é importante.
Partindo dessa premissa, nossa pergunta é: o infinitivo, em se tratando do padrão formal da linguagem, pode se apresentar acompanhado do pronome se, estando esse (o pronome) atuando como índice de indeterminação do sujeito?
A resposta é negativa, pois apenas nos casos em que o verbo se apresentar como pronominal é que a ocorrência se manifesta como adequada.
Dessa forma, nunca opte por proferir enunciados semelhantes a estes:
A ocasião não é propícia para se fazer amizades.
Esse não é o momento para se dizer bobagens.
Retificando tais enunciados, temos:
A ocasião não é propícia para fazer amizades.
Esse não é o momento para dizer bobagens.
Vejamos, portanto, um caso em que o verbo se manifesta como pronominal:
É importante não se enganar.
...