10 Histórias de Negócios Sustentáveis que moldaram 2015
Por: francieleb • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 660 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LIDERANÇA E COACHING
Caso Historias de Gestão Sustentavel
FELIPPE ANTON CARDOSO
Trabalho da disciplina Gestão Sustentável
Tutor: Prof. Celia Lima Paradela
Curitiba
2018
Estudo de Caso : Gestão Sustentável
10 Histórias de Negócios Sustentáveis que moldaram 2015
O texto se baseia no ano da explosão da consciência sustentável e seus impactos.
O mesmo ocorre em 2015 e é marcado segundo o texto por 8 temas e histórias que em 2015 nos conduziu para a busca de um mundo sustentável e dois temas que tentaram desviar este interesse.
- Lembrança do Papa sobre a necessidade de conexão entre todos e que devemos reconsiderara maneira como conduzimos uns aos outros, desafiando o atual capitalismo e argumentando sobre o combate das alterações climáticas. Tendo ele um dos maiores cargos com autonomia moral e segundo o texto o impacto sobre os demais lideres mundiais.
- Acordo de Paris sobre as alterações climáticas fechado em dezembro foi um bom começo por reunir todos os principais lideres mundiais onde 187 prometem ações coletivas para reduzir as emissões de gás carbônico. A repercussão nas empresas será grande e também nos governos para que se possa colocar em prática, cita-se algumas promessa feitas por países como por exemplo a China com a promessa de um sistema limitador do carbono e do comercio, Grã Bretanha disse que iria eliminar gradualmente usina de carbono, Obama vetando óleo duto tornando o mercado para empresas de economia de baixo carbono interessantes.
- Empresas de diversos setores se alinham para uma ação conjunta do clima em busca de um acordo do climático, fortes bancos, industrias têxtil e até petrolíferas ao todo 79 CEOS para o conselho de ação.
Alguns foram mais longe, muitos do setor da internet solicitam o uso somente da energias renováveis.
- Metas globais visionarias são definidas por empresas e órgãos. São instituídas pela ONU os objetivos globais, 17 declarações e 169 metas Ex.: Não a pobreza, fome zero, saúde, bem estar, equidade, igualdade, mudanças climáticas entre outras.
Algumas empresas como a Coca Cola defendem através da ciência devolver a matéria prima natural consumida , neste caso 100% da da aguaoutras 50 grandes prometem usar energia renovável até 2025, a Unilever gerar mais energia do que utiliza até 2030e o google a se compromete a comprar a energia renovável.
- Visão de um sistema All renovável , com um estudo de dois professores foi traçado com 139 paises que podem confiar até 2050 inteiramente na energia renovável. O crescimento da energia renovável fara com que ocorrauma paridade até 2017 sugundo o texto. Oque para nós no Brasil ainda não é uma realida.
- O despertar de Wall street com incentivos a investimentos de longo prazo levando a sério assuntos climáticos reduzindo então a recompra de ações e dividendos.
- Surgimento de interesse por produtos sustentáveis dos investidores e interesse sobre produção, origem e entrega iniciando-se por alguns uma pontuação por sustentabilidade.
- Desafio das empresas na cadeia de suprimentos, importante fonte de risco e oportunidade de visibilidades. Empresas de alimento em busca de uma alteração no sistema alimentar.
- O mergulho no custo das comodites, pois estão investindo o investimento nestas áreas.
- Fraudes passam a ocorrer como o caso da VW quando a mesma tentou enganar a todos com os testes de emissões de gases de seus veículos.
Devemos por fim olhar para traz e encaminhar tudo que está se iniciando, empresasa trabalhando no desenvolvimento, consumidores buscando mais produtos sustentáveis gerando novos hábitos e necessidades de respostas das empresas globais e assim como o autor fico ansioso para ver os próximos anos.
...