10 Passos Para Desmotivar Uma Equipe
Artigo: 10 Passos Para Desmotivar Uma Equipe. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alissontibeh • 23/2/2015 • 980 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
Os 10 passos para desmotivar uma equipe
Hoje muito é falado sobre a motivação que é uma das tarefas mais difíceis de fazer pois temos que convencer as pessoas sobre os motivos que a levam a se motivar, já a desmotivação é feita de maneira mais rápida, eficaz e muito devastadora
A maioria dos administradores de pequenas e médias empresas são eficientes na administração e organização administrativa de seus negócios mas infelizmente são carentes de motivação a seus liderados.
Muitos do líderes de equipe tem o poder de persuasão em motivar e fazer com que seus liderados o sigam e assim acabam por criar laços de confiança em toda a equipe que chega ao ponto de cada um proteger uns aos outros. Pra motivar uma equipe existe vários fatores que ajudam a isso, vale ressaltar ainda que não é uma tarefa tão fácil convencer alguém a se motivar, porém quando falamos em motivação é difícil não lembrar da desmotivação que acontece de maneira mais rápida e devastadora.
Uma pessoa desmotivada não tem forças para nada e nem vê saída para melhorar. Agora imagine isso acontecendo com 80% de um equipe inteira, parece brincadeira mas acontece em muitas empresas.
Jamais podemos misturar ADMINISTRADOR com LÍDER, pois muitos administradores são eficientes no que fazem que é administrar a empresa mas são deficientes em liderança, outros são bons líderes mas não sabem administrar.
Alguns problemas que ocorrem na empresas que colaboram para a desmotivação e fracasso de uma equipe:
1- Criação de Metas Inatingíveis - Muitos gestores acreditam que as pessoas sem prazo e metas acabam por se acomodar e consequentemente perdem tempo e por esse motivo criam metas a serem alcançadas. Toda a equipe fará de tudo para alcançar e superar as metas, mas caso mesmo com tanto esforço a mesma não seja alcançada toda a motivação da equipe ira pelo ralo e todo o trabalho de motivação será perdido.
2- Tratamento Especial - Os gestores não precisam tratar todos os colaboradores com a mesma maneira, basta tratar todos do maneira uniforme e igual.
3- Perguntar e ignorar - Muitos gestores querem prazos para alcance de metas e resultados e pedem isso aos líderes e as equipes mas quando é dado um prazo sugerido pela equipe o gestor logo ignora com a seguinte frase "Tudo isso? Não! diminui mais esse prazo", com esse tipo de atitude o gestor da empresa acaba por desmotivar a equipe, visto que foi peço um prazo e o mesmo não foi aceito e ignorado rapidamente.
4- Pessoas custam para as empresas - Neste, as pessoas não são visualizadas como investimento para alcançar um bom resultado mas vistas simplesmente como custos para a empresa onde trabalha. Neste período aprendi com um empreendedor que empresa é pessoa física e por isso não tem sentimentos.
5- Valorização desnecessária de algumas pessoas - Quando um empreendedor trabalha com os Rankings é notório a valorização da pessoa que está no topo e também a desvalorização por aquela que está o fim da fila, mas como fica as pessoas que estão ao meio da pirâmide? Continuaram desmotivadas. Valorize quem está no topo, mas não esqueça os que não estão pois desses podem surgir jóias e você poderá perdê-los por não saber valorizar a todos.
6- Falta de confiança nos empregados - Enquanto a falta de confiança está escondida ela não afeta a equipe de trabalho, mas quando esta passa a está aberta a todos nenhum colaborador sente-se seguro quanto ao trabalho a ser executado.
...