3º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Monografias: 3º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/2/2015 • 615 Palavras (3 Páginas) • 1.029 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: 3º Seminário de Práticas Educativas – 2014.2
Coordenadora: Cristina Maria Rocha Clemente
Aluna: Micheli Oliveira da Silva Polo: Nova Friburgo
Matrícula: 13112080043
Relatório 3º Seminário de Práticas Educativas
A utilização dos materiais manipuláveis na sala de aula de Matemática.
Nos dias atuais é de imprescindível importância a utilização de materiais manipuláveis na formação de conceitos matemáticos, uma vez que não é possível pensar em aulas de Matemática somente baseadas no estilo tradicional em um universo atual e globalizado.
É preciso formar cidadãos pensantes e criativos, capazes de resolver situações-problema de seu dia-a-dia de maneira independente, a fim de que tais situações sejam encaradas como um desafio prazeroso, e não como um castigo.
A utilização dos materiais manipuláveis traz ao aluno a oportunidade de aprender Matemática de forma concreta, o que facilita o processo de assimilação, pois sabe-se que a aprendizagem de forma lúdica e concreta é muito mais eficaz e duradora do que a partir da utilização de conceitos abstratos, independente da faixa etária ou classe social em que se encontra o educando.
De acordo com o trecho do texto Materiais manipuláveis na sala de aula: o que se diz, o que se faz de Isabel Vale, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo pág:15: “grandes partes dos fracassos matemáticos de muitos alunos tem origem no posicionamento afectivo inicial totalmente destrutivo das suas próprias potencialidades neste campo provocando em muitos casos pela inadequada introdução por parte dos seus professores”, o que ocorre é a falta de interesse em trabalhar o novo por parte dos professores, que em sua grande maioria, têm formada uma definição de Matemática como algo abstrato, e que acabam por passar tais conceitos aos seus alunos, muitas vezes por uma questão de comodismo, ou medo de “encarar” novos desafios. Muitos dos professores pensam ser mais fácil não mexer em algo que já está construído há muitos anos e decidem “transmitir” seu conhecimento, da mesma forma como o receberam, sem se preocupar em serem mediadores entre o aluno e o conhecimento, e não meros detentores. Tal situação provoca em muitos estudantes um repudio à Matemática.
É preciso que haja uma conscientização dos profissionais de educação quanto à importância da utilização de materiais manipuláveis para que essa realidade seja transformada.
Plano de aula
Material selecionado: Disco de Frações
Objetivos da aula:
• Identificar o inteiro e suas divisões como parte da fração presente em diversas situações cotidianas
• Desenvolver o raciocínio lógico
Descrição da atividade:
Serão distribuídos aos alunos que estarão organizados em grupos os discos de frações confeccionados por eles mesmos com EVA e uma caixa de pizza do mesmo tamanho do inteiro. Logo após o professor fará diversas perguntas, tais como:
• “Se a pizza for repartida entre seis pessoas, qual fração cada pessoa receberá?”
• “Se chegarem mais dois amigos, com que fração cada um ficará?”
• “Quem ganhará o pedaço maior? O grupo que dividiu sua pizza em seis pedaços ou o grupo que a dividiu em oito?”
Resultados esperados:
Espera-se que os alunos resolvam situações problema através da manipulação dos Discos de Fração.
Significados matemáticos explorados na atividade:
• Formação do conceito de inteiro e fração
• Comparação de fração
• Resolução de situações-problema envolvendo frações
Como os materiais manipuláveis podem contribuir para o ensino e a aprendizagem em sala de aula?
Além de estimular o raciocínio lógico-matemático dos alunos, os materiais manipuláveis quando utilizados adequadamente pelos professores, contribuem com a socialização dos alunos em um universo onde a Matemática se faz presente em todos os momentos, de maneira natural e prazerosa.
...