TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Como Instrumento De Gestão

Pesquisas Acadêmicas: A Contabilidade Como Instrumento De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 8

A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO

Stefanny Gomes da Silva

Profª Theresa Cristina Tavares Gurgel

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Ciências Contábeis CTB 0149 – 2ª Fase

03/12/2013

RESUMO

Esta pesquisa irá mostrar a importância do uso da contabilidade como instrumento da gestão e como um todo. Apresentando os tipos de relatórios e demonstrações utilizadas no campo empresarial e as de ordem fiscal, com foco na contabilidade financeira e gerencial para a tomada de decisão e instrumento de controle. As pesquisas realizadas foram feitas a partir de sites pela internet e livros.

Palavras-chave: Contabilidade Financeira e Gerencial; Gestão; Tomada de decisão.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade está presente em diversas áreas e ramos e no decorre desta pesquisa mostraremos a sua importância na área da gestão, onde se tem a contabilidade como ferramenta indispensável dentro de uma entidade.

A Gestão deve ser transparente e concisa para todos os envolvidos em uma organização estejam cientes da situação financeira e administrativa. Neste momento, a contabilidade entra como ferramenta imprescindível para esta transparência, tendo seus diversos relatórios contábeis obrigatórios por Lei, utilizando os dados e fatos contábeis ocorridos em um determinado período.

Mostrarei neste estudo o campo de aplicação da contabilidade, o objetivo, objetos e usuários da contabilidade, os relatórios contábeis mais importantes, as contabilidades gerencial e financeira e a importância numa tomada de decisão.

2 CONTABILIDADE E SEU CAMPO DE APLICAÇÃO

A contabilidade é uma ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômicos e financeiros de uma organização é de fundamental importância como ferramenta de gestão, contribuindo para o conhecimento do negócio e auxílio quando na tomada de decisão. Sua aplicação segundo Ferrari (2008,p.2), “ O campo de aplicação da contabilidade se estende a todas as entidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, de fins lucrativos ou não. Tais entidades são unidades econômico-administrativa, cujos objetivos podem ser sociais e/ou econômicos”.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. Contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas têm o convencimento que as informações contábeis vão além de apenas cálculos de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

3 OBJETIVO, OBJETO E USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

A função da contabilidade é a das mais precisas das ferramentas para as gestões econômica, financeira, administrativa, social e ambiental e seu objetivo é o registro da movimentação, da geração e distribuição da riqueza dos seus usuários, além da interpretação, análise e geração de relatórios econômicos, financeiros e sociais, entre outras palavras, o objetivo da contabilidade, portanto é o patrimônio como um todo. Para atingir este objetivo, Missagia e Velter (2011, p.40) afirmam, “... as empresas devem priorizar a evidenciação de todas as informações que possibilitem o controle e a tomada de decisões por parte de seus usuários. Ainda neste contexto de bem informar, deve a contabilidade, se for necessário, guiar – se pela essência em vez da forma”.

O Objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, sejam com fins lucrativos ou não. No artigo 2ª da CFC nº 1.282/2010 descreve o reconhecimento do objeto o patrimônio. “Art. 2º Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade nos seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades”.

Os usuários da contabilidade podem ser pessoas físicas ou jurídicas, todas as que possam interessar as informações prestadas por as mesmas. Seus usuários também podem ser de ordem governamental, administrativa ou societária (acionistas ou proprietários) e ainda interna ( empregados) ou externa (clientes e fornecedores).

4 RELATÓRIOS CONTÁBEIS

Os relatórios contábeis emitidos são tratados como obrigatórios pela legislação e agem como ferramentas para futuras tomada de decisão, são eles:

Balanço Patrimonial: relata os bens e direitos, bem como as obrigações com terceiros e os recursos investidos pelos proprietários;

Segundo, Padaveze e Benedicto (2004, cap.2, p. 3), afirma que “O balanço patrimonial reflete a posição da empresa em um determinado momento. As demais demonstrações refletem a movimentação das contas patrimoniais e das operações em um determinado período”.

Demonstração do Resultado do Exercício: onde mostra o Lucro ou Prejuízo apurado pela empresa durante seu exercício;

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: são as modificações ocorridas nas contas dos acionistas de uma empresa;

Demonstração do Fluxo de Caixa: apresenta informações de liquidez no momento presente, podendo se avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa;

Demonstração do Valor Adicionado: Evidencia a riqueza econômica produzida pela empresa em determinado exercício.

O objetivo das demonstrações é conseguir uma avaliação econômico-financeira da situação e de suas operações. Para atender a legislação, as demonstrações devem atender o formato oficial conforme estabelecido pela Lei 6.404/76, pela Lei das Sociedades Anônimas. Já para uma forma gerencial, podem apresentar as contas detalhadas, dependendo da necessidade e sua forma de executar as operações dentro da empresa.

Além destas demonstrações citadas acima, existem outros tipos de relatórios também utilizados como ferramentas, porém utilizados em foco no ramo gerencial e/ou conforme necessidade fiscal, estes outros relatórios são chamados de análises das demonstrações contábeis. São elas:

Análise das demonstrações contábeis: permite uma visão estratégica e dos planos da empresa analisando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com