TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"A Corporação" (The Corporation)

Trabalho Universitário: "A Corporação" (The Corporation). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  6.498 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que é e como atua uma corporação? Explique:

A palavra corporação origina-se do latim corporis e actio, corpo e ação. Corporação, portanto, é um grupo de pessoas agindo como se fossem um só corpo, buscando o mesmo objetivo. Abrangendo este conceito, pode-se se dizer que são vários indivíduos submetidos às mesmas regras e estatutos, com objetivos comuns. Afirmar-se assim que é sinônimo de agremiação, associação ou empresa. É uma pessoa jurídica, que possuem direitos e deveres similares a uma pessoa física, com natureza diferente.

Num sentido amplo é um grupo de pessoas submetidas às mesmas regras ou estatutos, e neste sentido é sinônimo de agremiação, associação ou ainda empresa.

Corporação atua, de forma a sugar o máximo possível das pessoas. Financiam a imprensa e não admitem reportagens contrárias aos seus interesses, principalmente aquelas que apontam irregularidades ambientais. Estimulam, através de financiamento de campanhas políticas, parlamentares a propor leis que desregulamentem ao máximo as atividades econômicas e que privatizem ao máximo. As Corporações atuam de forma psicótica, mas nem sempre as Corporações com visões limitadas dirigidas por executivos distantes das realidades locais nas quais as políticas empresariais atingem de forma direta o bem-estar de comunidades inteiras conseguem lograr êxito.

2. O que mais lhe chamou atenção com relação à situação dos trabalhadores das corporações? Relate.

O que mais nos chamou atenção no filme The Corporation foi situações sub-humanas de trabalho, onde se paga valores insignificantes por peças produzidas que serão revendidas a um valor exorbitante como é o caso das jaquetas, cada peça a U$ 178 dólares e os funcionários recebendo U$ 0,03 por peça. As corporações só visão o lucro ás custas de qualquer um. Uma máquina gigante de fazer dinheiro, com uma ganância desmedida. As corporações agem sem o menor escrúpulo. Utilizando os operários como mão de obra barata que pode ser descartada tão logo o mercado comece a receber incentivos de outros grupos e fique saturada, a corporação muda seu escopo geográfico, para novamente atuar como a tabua de salvação para famílias miseráveis que vêm nessas corporações uma forma de não morrerem de fome, mesmo recebendo salários miseráveis.

3. Como o capitalismo (através das corporações) lida com guerras e catástrofes?

Mesmo com as guerras e catástrofes, o capitalismo passou por um intenso desenvolvimento urbano e comercial, conseguiu se obter através do mais-valia, pois segundo Marx “seria preciso que o possuidor do dinheiro descobrisse no mercado uma mercadoria cujo valor de uso fosse dotado da propriedade singular de ser fonte de valor”, onde o processo de consumo da mercadoria, gerou um processo de criação de valor. Dessa forma o capitalismo acumulava riquezas mantendo uma balança comercial sempre favorável.

4. Você conhece alguma experiência de atuação de uma corporação em nossa região? E em nosso país? Conte o que você sabe.

Considero corporações que atuam em nosso meio:

a) Corporações Religiosas (Igrejas), que são associações profissionais de pessoas religiosas que cultivam um só culto, devem seguir as mesmas regras, costumes e preceitos e tem sempre por objetivos aumentarem seus “rebanhos” para se tornarem cada vez mais fortes, mais numerosas e com isto mais atuante e corporativa. De uma forma geral estas corporações pregam restrições e controle à vida, para uma compensação pós morte e a caridade recíproca entre seus membros. A moral católica medieval tinha como verdadeiro que "é difícil não pecar quando se exerce a profissão de comprar e vender". Por isso, a Igreja procurou coibir as ambições dos homens de negócios, sempre preocupados com o lucro, impondo o justo preço e condenando a usura.

b) Corporações Econômicas procuram garantir o monopólio de determinada atividade. Podemos citar como exemplo os bancos, que são corporações cada vez mais influentes no nosso meio e tem por objetivos principais captarem recursos dos clientes (pessoas físicas, jurídicas e governos), utilizando estes recursos para conceder empréstimos a outros clientes cobrando juros, prática conhecida como intermediação financeira, com a finalidade principal de fomentar a economia, ajudando assim na circulação de capitais. Estas corporações antigas se tornaram cada vez mais forte, devido à dependência cada vez maior da população a seus produtos e serviços, tornando-se conglomerados muito fortes e com grande acumulo de lucros, com grande influência na economia e no poder.

c) Corporações Políticas, normalmente representadas por partidos políticos ou coligações, que unidos da mesma opinião, interesses e mesma ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com