TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição de Cargo

Por:   •  11/4/2024  •  Ensaio  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: TÉCNICO EM QUALIDADE

ALUNA: MAGNEIDE NEVES CORREA DA MOTA

TURMA: 66010681H

ATIVIDADE 1:

O técnico em qualidade colabora na elaboração de manuais e procedimentos, diagnósticos e relatórios de qualidade das empresas.

Registra o controle da obra em formulários específicos, de acordo com as normas e padrões estabelecidos, Atua e elabora auditórias internas e auxilia nas externas.

Identifica as não conformidades dos materiais e processos, verificando o motivo de suas causa e quais ações serão necessárias pra serem corrigidas. O profissional deve mapear os processos de organização e definir a melhor satisfação dos clientes, e as necessidades da empresa.

Todo trabalho do técnico de qualidade deve ter um objetivo, como fatores críticos de sucesso para uma organização e requer o empenho de todos os funcionários da empresa.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo. Pode trabalhar em diversos segmentos: Construção Civil, Automotivo. Hospitalar, Vendas, Bancos, Transportes, Comércios, entre outros.

Com sua extensa formação, pode realizar auditorias, consultorias, implantação de normas, certificações e melhoras nos processos da empresa.

Pode também atuar em conjunto com todos os setores da empresa: Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Administração, Gerencia, etc. Sempre assegurando a integração e certificações do setor.

Colabora com a execução dos manuais e procedimentos internos da qualidade. Realiza treinamentos e capacitações de acordo com os procedimentos da empresa. Junto com os gestores de cada área, orienta os funcionários conforme manda os procedimentos de qualidade.

O mercado está cada vez mais competitivo, o que faz com que as empresas se preocupem muito com a satisfação do cliente, que por sua vez estão cada vez mais exigentes e seletivos.

O objetivo da qualidade é saber onde se quer chegar, e o que se deseja alcançar, deve possuir metas concretas para serem medidas.

Sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras do mesmo segmento.

É importante que as empresas busquem diariamente vencer os desafios, tanto na questão da qualidade, como em produtividade. Adotando o sistema de gestão de qualidade para conseguir certificações e sobrevivência corporativa, esse sistema é um conjunto de processos implementados para ajudar a organização e alcançar a satisfação do cliente.

Baseia-se em documentações claras de responsabilidade para cada equipe, afim de que cada indivíduo cumpra com suas competências essenciais, dando continuidade ao processo.

A gestão de qualidade tem 7 princípios:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Envolvimento de pessoas;
  4. Abordagem de processo;
  5. Tomada de decisões, baseada em evidências;
  6.  Melhoria continua;
  7. Gestão de relacionamento

Um grande aliado da qualidade é PDCA que surgiu na década de 20 criado pelo americano Walter Andrew Shewhart, no início era conhecido como ciclo de Shewhart e tinha três passos repetidos. Anos depois Willian Edwards Deming, verificou a necessidade de inserir mais passos, nascendo a Roda de Deming.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com