A Resenha Critica
Por: Victor Fabiano • 23/10/2023 • Projeto de pesquisa • 601 Palavras (3 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1]
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Resenha Filme Cobaias – Aspectos Bioéticos
Discente:Victor Fabiano Carneiro de Azevedo
Filme: Cobaias (Miss Evers Boys) EUA, HBO NYC productions, 1997
O filme “Cobaias” é baseado em uma historia real, ocorrida na década de 30, no sul dos Estados Unidos no ano de 1932, nesse período a doença IST conhecida como Sífilis havia se tornado uma epidemia entre as comunidades afro-americanas. Esta obra cinematográfica retrata as condutas tomadas no Estudo Tuskegee de Sífilis, à qual não era tratada em Homens Negros. Ao realizar uma pesquisa cientifica, o filme mostra que a tentativa era entender como a doença se desenvolvia em pessoas negras como tinha sido verificado em estudos anteriores com pessoas brancas. O objetivo do filme e relatar a trajetória profissional de uma enfermeira negra eu é convocada a participar do estudo e acompanhar os tratamentos da população negra, que dizia proporcionar o tratamento da doença sem custo individual dos participantes, mas ao invés disso o serviço seria cobra pelo governo americano.
No inicio houve por parte da população uma resistência, gerada pela discriminação e por negligencia, mas a enfermeira Eunice buscou um contato individual por meio de visitas domiciliares a cada paciente para convencê-los a entrar no estudo. Por ser uma pessoa bem quista e conhecida em sua região e por ter muita credibilidade, a enfermeira insistia em afirmar que os médicos sabiam o que estavam fazendo.
Em outra cena bem interessante, é possível observar o quão os profissionais de saúde estão comprometidos a combater essa doença, além de incentivar as pessoas a fazerem o tratamento, mais em outra cena, mostra os médicos conversando sobre a questão do financiamento que chega ao fim e o que poderiam fazer para dar continuidade, de modo a seguir outro caminho que vem de encontro com os principio éticos e bioéticos.
Até então os participantes do estudo não foram informados que eles estavam infectados pela sífilis, e nem sabiam sobre os sintomas que ela pode causar; ao invés de informar o verdadeiro diagnostico, os médicos informavam que o sangue era considerado ruim, dessa forma, infligindo à ética medica de revelar o diagnostico e prognostico que deveria ser considerado. Em outro momento é possível ver os médicos infringindo novamente a ética e bioética, ao não informar a condição de saúde real dos pacientes.
No momento em que é descoberto que a doença possui tratamento, os cientistas e médicos escondem os resultados a população negra, onde novamente os mesmos ignoram as regras da ética em que quando se descobre algo deve ser realizado para massificação e benefícios de todos para assim minimizar os prejuízos, já que os participantes do estudo possuíam os nome em uma listagem, esperando receber o tratamento adequado, uma vez que, os princípios éticos da medicina diz que sobre o principio da não maleficência, que lhes garante uma ação medica que não cause agravo a saúde. Essa atitude levou permissiva resultou no falecimento de mais de 300 indivíduos por negligencia médica.
Se formos levar em consideração, os médicos a todo o momento estão infligindo a ética e bioética, porque, no primeiro caso quando se descobre que a doença tem tratamento eles excluem os resultados do pacientes participantes que estão ali, na busca de um tratamento. No segundo ponto a utilização de medicamentos aplicados sem a devida informação previa as cobaias e no que eles estavam participando. No terceiro ponto o acesso ao tratamento igualitariamente a todas as etnias e o pior de todos é o conhecimento do governo sobre o estudo realizado, desconsiderando qualquer que seja a restrição para que fosse realizado, apesar das condições serem antiéticas e desumanas.
...