TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BILHETES: A HISTÓRIA DAS INOVAÇÕES

Projeto de pesquisa: BILHETES: A HISTÓRIA DAS INOVAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

1. HISTÓRIA

Há 38 anos, a Ticket chegava ao País. Conheça a história da empresa que revolucionou o mercado nacional de benefícios. Viaje pelos anos e décadas e descubra como os produtos Ticket melhoraram a qualidade de vida do trabalhador brasileiro e ajudaram no aumento da produtividade das empresas, levando mais negócio aos seus estabelecimentos credenciados.

PRODUTOS TICKET: UMA HISTÓRIA DE INOVAÇÃO

Uma longa trajetória fez da Edenred líder mundial em serviços corporativos pré-pagos. Hoje, os produtos e soluções oferecidos pela empresa estão divididos em três famílias, reunidas sob os conceitos de “Benefícios ao Trabalhador”, “Gestão de Despesas” e “Incentivos e Fidelidade”. Essa diversidade, no entanto, evoluiu do pioneiro Ticket Restaurante, por sua vez um produto que tem suas origens mais remotas na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na Inglaterra.

TUDO COMEÇOU quando o governo britânico estabeleceu o racionamento de alimentos, devido à escassez de gêneros provocada pela Guerra. Em contrapartida, criou o Sistema de Alimentação Coletiva pelo qual cantinas e restaurantes existentes foram obrigados, mediante incentivo governamental, a preparar alimentos para a população, de forma a oferecer ao menos uma refeição quente por dia aos civis. Entre 1940 e 1943 fábricas e outras instituições passaram a também reivindicar o benefício da refeição e esse serviço começou a ser instalado gradualmente na maioria das companhias e organizações com mais de 250 empregados.

Ao final da Guerra, ainda na Inglaterra, esse sistema deu origem ao Programa de Alimentação do Trabalhador, que tinha por finalidade melhorar o desempenho dos trabalhadores para o esforço de reconstrução do país, garantindo alimentação de qualidade. Na esteira do Programa, o médico inglês John Hack criou, em 1954, a Luncheon Vouchers, primeira empresa do ramo de refeição-convênio – e que acabaria por criar o conceito de “voucher”.

A consolidação do modelo, porém, aconteceria na França, em 1962, quando Jacques Borel criou a empresa Crédit Repas, que oferecia o Ticket Restaurante, um sistema de vale de troca que logo se mostraria revolucionário para facilitar a alimentação de trabalhadores em grandes centros urbanos. Deu tão certo que, em 1973, o produto já era implantado em Portugal e, a partir de 1976, a ideia do Ticket passou a ser exportada a países como Brasil, Itália, Bélgica, Alemanha e Espanha.

NO BRASIL, o Ticket Restaurante encontraria uma condição extremamente propícia para se desenvolver. Naquele ano, o Governo Federal havia aprovado o Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN), com vigência prevista até o final daquela gestão, em 1979.

Com base nesse programa, foram estabelecidas as diretrizes para expansão do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por meio da concessão de incentivos a empresas e instituições de empregados e empregadores, com ações de melhoria de nutrição nas áreas dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. Enquanto os dois primeiros ministérios voltaram-se à alimentação da gestante, da nutriz, da criança e do escolar, o Ministério do Trabalho deveria criar um programa de alimentação para o trabalhador. Na proposta do Ministério do Trabalho, caberia às empresas empregadoras a responsabilidade social da alimentação junto aos empregados, de maneira não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com