TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conveniência

Tese: Conveniência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Geral: As lojas de conveniência comercializam produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, fast food, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens que estão no cotidiano no consumidor. As características básicas das lojas de conveniência são: ficarem abertas 24 horas e serem parceiras nos postos de combustíveis. No entanto, há lojas de conveniência em aeroportos e em halls de hotéis e pousadas.

Tendências e Oportunidades:

ü Expansão e faturamento: O mercado de lojas de conveniência está em crescimento e fatura R$ 3,3 bilhões/ano, gerando mais de 200 mil empregos diretos e indiretos. As seis mil lojas espalhadas pelo país estão presentes em aproximadamente 15% dos postos de combustíveis do Brasil e são capazes de dobrar o faturamento do empreendimento, fortalecendo o negócio de postos como um todo. ü Postos de serviço e espaço de encontro: A tendência é levar cada vez mais serviços aos postos de combustível para que eles se tornem postos de serviços. Aos poucos, o posto de abastecimento se converte em um posto de serviços, com pessoas se alimentando, fazendo compras e, eventualmente, abastecendo o carro. Oportunidade, também, é a incorporação no estabelecimento do modelo de negócio de loja dentro da loja (co-branding), como restaurantes e pizzarias. Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, as lojas de conveniência são oportunidades, também, para a venda de produtos de consumo rápido e necessidade imediata, bem como para a venda de produtos licenciados da marca FIFA. ü Central de informação: As lojas de conveniência em postos de serviços de abastecimento também podem servir como ponto de encontro e centrais de informação para o turista doméstico e internacional, transformando-se em espaços de experiência para o visitante.

ü Clientes: Perfil: O público consumidor de loja de conveniência é bastante abrangente e caracterizado por pessoas pertencentes às classes A e B, do sexo masculino, com idade entre 18 e 35 anos e com, no mínimo, o ensino médio completo. Há, também, um incremento da clientela feminina em lojas de conveniência em postos de combustível. Os clientes buscam facilidade e rapidez no atendimento e na compra. O cliente de loja de conveniência considera a limpeza do ambiente mais importante que o preço e exige um atendimento personalizado.

Produtos e Serviços Demandados:

Variedade e serviços agregados: Os principais produtos vendidos em lojas de conveniência são sanduíches, linha de pizzas, massas prontas, lanches naturais, bebidas, salgados, doces, pratos congelados, sorvetes, cigarros e materiais de higiene e limpeza. Muitas lojas oferecem serviços de lan-house, banco 24 horas, revistaria, tabacaria, lanchonete e espaço para relaxamento. Alguns empresários já investem em outros serviços, tais como locadora de filmes, farmácias, lavanderias, lotéricas, postos dos Correios e correspondente bancário.

Concorrência: Bandeira dos postos: As lojas de conveniência não são empreendimentos novos no mercado e a concorrência entre elas se dá através das bandeiras dos postos de combustíveis a que estão atreladas. Os postos de serviço possuem as lojas de conveniência que são próprias e/ou franqueadas. Aquelas atreladas a outros estabelecimentos como hotéis, restaurantes e bares podem sofrer concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com