Economia curva de produção
Tese: Economia curva de produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: admana • 23/3/2014 • Tese • 953 Palavras (4 Páginas) • 341 Visualizações
*) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Os fatores de produção ou também chamados de recursos produtivos são limitados e as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Então, há a necessidade de escolher que tipo de produção ocorrerá em cada sistema econômico. Essas escolhas levam às questões do que será produzido e a sua quantidade, problemas causados devido a escassez relativa. Nem todos os bens serão fabricados e a quantidade dos bens produzidos será limitada pela disponibilidade dos fatores de produção. A sociedade terá que escolher quais os recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços e além disso, a sociedade também terá que decidi como seus membros participarão da distribuição dos resultados da produção.
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou a curva de transformação?
R: Expressa as quantidades produzidas de dois bens diante o uso de todos os fatores de produção que estão disponíveis em um país e mostra de que forma uma sociedade combina o uso de fatores de produção para produzir bens que darão atenção às necessidades de consumo.
3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação. Ilustre graficamente.
R: A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com exterior ( economia fechada ). Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção. As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços. No entanto, o fluxo real da economia só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Desse modo, paralelamente ao fluxo real temos um fluxo monetário da economia.
5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: Bens de Capital: são aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.
Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis geladeiras, fogões, automóveis) ou como não – duráveis (alimentos, produtos de limpeza).
Bens Intermediários: são aqueles que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo de produtivo (insumos, matérias-primas e componentes).
Fatores de Produção: Terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial. São utilizados por qualquer tipo de produção, seja de bens ou serviços.
6) O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos?
R: Argumentos positivos estão contidos na análise que não envolve juízo de valo, estando esta estritamente limitada
...