TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE SOJA SOB EFEITO DE INSETICIDAS E MOLÉCULAS BIOATIVADORAS

Trabalho Universitário: GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE SOJA SOB EFEITO DE INSETICIDAS E MOLÉCULAS BIOATIVADORAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  9.353 Palavras (38 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 38

FESURV – UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FACULDADE DE AGRONOMIA

GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO DE SOJA SOB EFEITO DE INSETICIDAS E MOLÉCULAS BIOATIVADORAS

JARBAS PIRES BORGES

Orientador: Prof. Dr. GUSTAVO ADOLFO PAZZETTI ORDOÑEZ

Monografia apresentada à Faculdade de Agronomia da Fesurv - Universidade de Rio Verde, como parte das exigências para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.

RIO VERDE – GOIÁS

2007

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, Jairo Pires Ataides e Zilá Borges Ataides, que durante toda a jornada acadêmica sempre me deram apoio moral e incentivo para que nunca viesse a desistir. A eles que me ajudaram a galgar mais um degrau do conhecimento científico e, além disso, sempre me proporcionaram uma vida em família conhecendo os preceitos elementares que são: amor, carinho, afeto, honestidade, dignidade e caráter.

À minha esposa Gracielle Cardoso de Sousa, que sempre me acompanhou durante toda a caminhada, seja nos melhores momentos ou nos mais difíceis da vida, nunca se deixando abater pelos obstáculos que a vida nos proporcionou, devido estar alicerçada no amor e na compreensão que existe entre nós.

Ao meu filho Matheus de Sousa Pires, que por ser dádiva de Deus me proporcionou fonte inspiratória e me ajudou a superar todos os momentos difíceis.

Aos meus Avós José Bonifácio Ataides (In memória) e Tarcila Pires Borges Ataides (In memória), Manoel Borges Furtado e Maria Martins Furtado, que sempre foram espelho para mim, devido ao espírito de garra e dignidade que todos demonstram ou demonstraram antes de fazerem a passagem para outro plano.

Ao meu orientador, Dr. Gustavo Adolfo Pazzetti Ordoñez, pela compreensão na conduta desta monografia.

Aos meus colegas da Faculdade de Agronomia que me acompanharam por toda a caminhada e também aqueles que fizeram parte desta caminhada, até que o destino nos distanciou.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela vida, saúde, coragem e pela força concedida para alcançar o objetivo; por me guiar e me manter no caminho, a ele, Pai maior seja estendido a todas as entidades espirituais que me ajudaram até agora nessa trajetória.

A meus pais, pelo dom da vida, por me ensinar a viver com dignidade e respeito.

À minha esposa e o meu filho, que nunca me abandonaram nos momentos mais difíceis.

A meu orientador, Dr. Gustavo Adolfo Pazzetti Ordoñez, pela ajuda diante das dificuldades no decorrer deste trabalho.

A todos os professores da FESURV, por esforços sem medida na arte de ensinar e também pela dedicação e paciência ao longo desses anos.

A todos os colegas de faculdade, pela compreensão e incentivo, e otimismo que não permitiram que o desânimo triunfasse.

A todas as pessoas e entidades espirituais que por algum motivo tentaram impedir esta vitória; apenas com a presença das dificuldades e superando-as é que podemos evoluir moralmente.

RESUMO

BORGES, Jarbas Pires. Germinação e crescimento de soja sob efeito de inseticidas e moléculas bioativadoras. 2007. 35f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Fesurv-Universidade de Rio Verde, Rio Verde, 2007.

Visando avaliar o efeito de diferentes moléculas sobre a germinação de sementes e o crescimento de plantas de soja, instalou-se no campus da Fesurv, ensaio experimental, dividido em três etapas, uma laboratorial, outra em canteiro de areia e outra conduzida a campo, onde o cultivo das plantas foi realizado em vasos de polietileno com capacidade para 5L de substrato. Os tratamentos em número de sete consistiram da aplicação nas sementes, das seguintes moléculas: BAS 500 00F, Fipronil nas doses de 100 e 200 ml, BAS 358 01I nas doses de 100 e 200 ml, BAS 580 e Thiametoxan. Todas as etapas foram instaladas logo após o tratamento das sementes com as diferentes moléculas. Na etapa laboratorial, as sementes foram submetidas ao teste padrão de germinação e teste para avaliação de comprimento de raiz. Na etapa em canteiro de areia repetiram-se as avaliações realizadas na etapa laboratorial e na etapa conduzida a campo, avaliaram-se, aos 15 e 25 dias após a emergência, o diâmetro caulinar, a altura das plantas, o comprimento de raiz, o número de folhas e a matéria seca da raiz e da parte aérea. A análise de variância dos dados médios mostrou que entre as variáveis avaliadas, apenas se registrou efeito significativo para tratamentos sobre o comprimento de raiz.

PALAVRAS-CHAVE

Soja, comprimento de raiz, matéria seca, altura de plantas, moléculas ativadoras.

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 Relação das diferentes doses e moléculas testadas como bioativadoras no tratamento de sementes de soja...............................................................

31

TABELA 2 Valores médios de comprimento de raiz, % de germinação, número de plântulas anormais, e sementes mortas obtidos no teste padrão de germinação em resposta a diferentes doses e moléculas usadas no tratamento de sementes de soja. .....................................................................

33

TABELA 3 Valores médios de comprimento de raiz, % de germinação, plântulas anormais, e sementes mortas obtidos no teste padrão de germinação em canteiro de areia, em resposta a diferentes doses e moléculas usadas no tratamento de sementes de soja. .....................................................................

34

TABELA 4 Efeito de diferentes doses e moléculas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com