John Locke
Exames: John Locke. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissa17 • 31/5/2014 • 222 Palavras (1 Páginas) • 415 Visualizações
John Locke (1632-1704)
John Locke era inglês, estudava medicina e também foi um filósofo do liberalismo que discutia o estado. Diferente de Hobbes que viveu em época de convulsões sociais, Locke viveu na época de impulsos da Revolução Industrial e é defensor da Monarquia Constitucionalista. A Revolução de Cromwell serviu para acabar com a Monarquia Absolutista.
Para John Locke assim como Hobbes, existia o estado natural em que os indivíduos possuíam total liberdade, porém quando ultrapassavam o limite deviam ser punidos, ou seja, o limite da liberdade devia ser respeitado e só tinha que ser punido quem não usasse a razão. Pra Locke o estado deve ser governado em forma de parlamento e tem que funcionar para garantir a liberdade das pessoas, só vai perder a liberdade aquele ser irracional, que não usa a razão sendo punido.
Para Hobbes o estado é um mal necessário, mas se não existir terá muitos problemas e para Locke o estado não pode ser governado só por uma pessoa e deve ter leis.
Um Exemplo de estado de direito é a Constituição do Reino Unido, que é fundada unicamente no costume: ela não dispõe de disposições escritas. Num tal sistema de direito, os mandatários políticos devem respeitar o direito baseado no costume com a mesma consideração que num sistema de direito escrito.
...