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O Egito Antigo - 1 e 2 período

Por:   •  21/3/2017  •  Resenha  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

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O Surgimento do Egito Faraônico

A civilização egípcia só pode ser compreendida em seu contexto geográfico com base nas transformações ocorridas a partir do final da última glaciação, entre 10.000 e 9.500 a.C. Antes disso, todo o norte da África, com o que viria a ser o deserto do Saara, era uma área fértil e ocupada pelo ser humano.

Seria a paleta de Narmer a certidão de nascimento do Egito faraónico? Talvez seja demais dizer isso, pois os processos históricos são de longo prazo. Desde o fim da glaciação, o Nilo atraiu populações africanas que se assentaram e acabaram por produzir um reino no seu vale. A paleta de Narmer pode representar, plausivelmente, ao menos uma das três hipóteses seguintes:

1. A narrativa de uma vitória militar do alto Egito sobre o baixo, o que produziu a unificação;

2. Um ritual real comemorativo, sem base muito efetiva na realidade histórica;

3. Uma cerimónia de rememoração de uma vitória efetiva anterior, do alto sobre o baixo Egito.

Entre 3500 e 3200 a.C. as cidades se desenvolviam, assim como o sistema de escrita, a cosmologia e a construção monumental, e a unificação se consolidou por volta de 3200 a.C., como propõe a egiptóloga Alicia í. Meza. Descobertas recentes mostram que em 350 a.C. se usava escrita hieroglífica, e que havia sistema administrativo e sistemas de trocas econômicas.

O Antigo Reino e o Primeiro Período Intermediário

As duas primeiras dinastias (3000-2686 a.C.) não são muito bem documentadas, ao menos diante da abundância dos documentos das dinastias seguintes (III a VI. de 2686 a 2181 a.C.). Os túmulos reais caracterizaram o período, a partir da Pirâmide de Degraus, atribuída a Imhotepe, o primeiro arquiteto e construtor dessas sepulturas monumentais.

A divisão dava-se, grosso modo, entre o baixo e o médio Egito, sob controle de governantes de Heracliópolis, perto do oásis Faium, e os tebanos, no alto Egito. Ao norte, começava um processo de retomada do Delta e de revalorização da cidade de Mênfis, restabelecendo-se os contatos com a cidade de Biblos, no atual Líbano. O crescente poder dos chefes locais levou, também, à difusão das práticas mortuárias. Ao poder ultracentralizado no faraó segue-se a apropriação, por parte das elites locais, de modo que as antigas tradições, voltadas apenas para o Rei, foram adaptadas para uso privado. Difundiram-se igualmente os escritos particulares e os hieróglifos cursivos, nos próprios sarcófago.

O Médio Reino

O novo período iniciou-se com o grande reinado de Mentuhotepe I, mas apenas a partir da XII Dinastia (1985-1795) a estabilidade política foi-se firmando e o poder dos nobres locais foi controlado. Os faraós dessa dinastia cuidaram de canas nas cercanias da nova capital, com grande desenvolvimento agrícola de Faium.

Foi nesse período que o culto ao deus Osíris expandiu-se e tornou-se mais universal. Nos séculos anteriores ele tinha posição secundária no panteão egípcio, com uma divindade agrícola ligada ao rio Nilo e ao cultivo do cereal. Com a assistência de 42 juízes divinos, ele preside o julgamento das almas, enquanto Anúbis se encarrega de pesá-las. Osíris teria, sido a primeira múmia, "Para sempre belo” é um dos seus epítetos.

Além da ascensão social das classes governantes, difundiu-se o costume de construir estelas votivas, o que testemunha uma maior difusão da prosperidade. A literatura também se tornou mais popular, com o desenvolvimento da ficção, como no caso da novela História de Sinuhe, uma narrativa de apelo universal que retrata a trajetória do que poderíamos chamar de um filho pródigo.

O Segundo Período Intermediário e o Novo Reino

Costuma-se designar como segundo período intermediário (1650-1550) o século que testemunhou a divisão do reino em três, com três dinastias contemporâneas:

O

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