TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Painel do Aprendiz na Maçõnaria

Por:   •  25/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 9

Aug Resp Loj  Simb “Cultura e Cidadania” nº 3114

Rua Oscar Horta 306 – Mooca – São Paulo – SP

Fundada em 22 de Abril de 2004

A∴G∴D∴G∴A∴D∴U∴

S∴S∴S∴

Painel do Grau de Aprendiz

  1. INTRODUÇÃO:

O Painel, um dos mais antigos símbolos da Maçonaria, é o Quadro que a Loja apresenta por ocasião da abertura dos trabalhos. Existe um Quadro específico para cada um dos três graus da Maçonaria: o da Loja de Aprendiz, da Loja de Companheiro e da Loja Mestre.

Neste Painel estão desenhados todos os símbolos maçônicos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos do respectivo grau.

Neste trabalho, analisarei o Painel do Grau de Aprendiz.

  1. BREVE HISTÓRIA:

Na antiguidade, quando inexistiam rituais específicos, qualquer local que oferecesse alguma privacidade podia ser usado para constituir uma Loja, onde podiam ser desenhados símbolos maçônicos no piso, utilizando carvão ou giz, do respectivo grau que esta Oficina iria trabalhar. Estes locais podiam ser um galpão, grutas, tabernas ou mesmo ao ar livre. Ao término dos trabalhos, os desenhos eram totalmente apagados, não deixando quaisquer vestígios que pudessem ser notados por quem estivesse de passagem por estes locais.

Posteriormente os símbolos passaram a ser pintados ou bordados sobre panos ou tapetes. Foi o maçom John Harris quem desenhou os Painéis em 1820 e que, salvo pequenas modificações, se encontram em uso até os dias de hoje.

  1. O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ

Todo o templo, incluindo o piso, as paredes e o teto, é contemplado no Painel da Loja de Aprendiz do Rito Escocês Antigo e Aceito, comporta duas COLUNAS J e B, encimadas por romãs, enquadrando um pórtico à qual conduzem 3 (três) degraus e encimado pelo Delta Luminoso. Vê-se também três janelas, uma pedra bruta, uma pedra cúbica, a prancha de traçar, o maço e o cinzel, o esquadro e o compasso, o nível e o prumo, o Sol, a Lua, as estrelas, uma corda de 7 nós e a orla dentada emoldurando o Painel do Grau com quatro borlas nas extremidades, que passarei a descrevê-lo em seu significado.

AS COLUNAS "B" e "J"

As COLUNAS B e J de nossa Loja, representam as COLUNAS que ficavam no Átrio do Templo de Salomão.

A Bíblia nos diz, que as duas COLUNAS de bronze, foram erigidas à entrada do Templo de Salomão, uma à direita, sob o nome de Jachin (Yakin em hebraico), e a outra à esquerda, sob o nome de Booz (Boaz em hebraico).

Na tradução latina dos nomes, Jachin significa “Ele firmará” e Booz “Nele está a força”, ou seja, “Ele firmará a força”; ou ainda “Nele está a força que firmará”, onde o “Ele” se refere ao Grande Arquiteto do Universo, em quem encontramos a força necessária à estabilidade e ao sucesso. Assim sendo, as 2 colunas simbolizam a presença do Senhor no Templo.

AS ROMÃS

As romãs estão postas em cima dos capitéis das COLUNAS "J" e "B", sendo três em cada uma delas, apresentando um corte frontal que revela seus grãos.

Este fruto representa a Família Maçônica Universal, cujos membros estão ligados harmonicamente pelo espírito de união, inspirados na ordem e na fraternidade, e os grãos de romã, reunidos em uma polpa transparente, simbolizam os Maçons unidos entre si por um ideal comum

A PORTA DO TEMPLO e o DELTA LUMINOSO

No centro do Painel do Aprendiz, vê-se uma Porta, situada entre as Duas Colunas, representando a Porta do Templo. Simbolicamente representa a porta de entrada para atingir a perfeição e o conhecimento da verdade. Acima da porta do Templo está o Delta Luminoso. Este triangulo, como polígono perfeito, é um dos principais símbolos maçônicos: simboliza, no Plano Físico, o Sol de onde emana a vida e a luz. No plano intermediário, ou astral, simboliza o Verbo, o Princípio Criador. No plano espiritual, o Grande Arquiteto do Universo, ou seja, representa a presença permanente de Deus, demonstrando sua omnisciência, tendo ao centro o misterioso "YOD", simbolizando o olho que faz a eterna e divina vigilância que observa e registra os atos do ser humano.

OS DEGRAUS

A passagem do Mundo Profano para O Mundo Maçônico não pode ser realizada diretamente e estes degraus simbolizam as etapas a que se deve submeter o Iniciado, ou seja, os três degraus representam sucessivamente, o plano físico ou material, plano intermediário, chamado de "astral", e por último o plano psíquico ou mental. Esses três "degraus “correspondem à divisão ternária do ser humano em Corpo, Alma e Espírito.

Sendo necessário que o Aprendiz busque a sua libertação das mazelas do Mundo Profano e desta forma consiga desbastar a pedra bruta e transformá-la em pedra polida, para sua ascensão moral e espiritual. 

AS JANELAS

Três janelas estão representadas no Painel da Loja de Aprendiz, a primeira a Oriente, a segunda ao Meio-Dia e a terceira a Ocidente. Essas três janelas são cobertas por uma rede que protege as aberturas, lembrando que o trabalho dos obreiros é subtraído à curiosidade do profano, cujo olhar não pode penetrar no Templo, da mesma forma que o Maçom não deve olhar a vã agitação exterior.

A janela do Oriente traz a doçura da aurora, a renovação das atividades; a do Meio-Dia, traz a força e o calor; a do Ocidente traz a suave luz do poente, e à medida que se torna mais fraca, convida-nos ao repouso.

O SOL E A LUA

Representam o antagonismo da natureza - dia e noite, afirmação e negação, claro e escuro, presente na vida maçônica do Aprendiz, ensinando o equilíbrio pela consciência dos contrários.

O Sol é o vitalizador essencial, a fonte da luz e da vida, tanto dos animais como dos vegetais, nasce no Oriente, de onde vieram os ensinamentos.

A Lua, representa o amor, o princípio passivo e o feminino, simboliza a constância e a obediência, levanta-se quando o Sol se deita e reina sobre as estrelas, não com sua própria luz, mas refletindo a luz solar.

O Sol, ativo, fica à esquerda, e a Lua, passiva, fica à direita do Painel.

AS ESTRELAS

Simbolicamente representam a universalidade da Maçonaria, mas ressaltando na forma irregular em que são distribuídas pelo Painel, onde os Maçons, espalhados por todos os continentes, devem, como construtores sociais, distribuir a luz de seus conhecimentos àqueles que ainda estão cegos e privados do conhecimento da Verdade. 

CORDA DE 7 NÓS

É o símbolo da união indissolúvel entre os irmãos. Os nós entrelaçados são 7. Segundo a numerologia o nº 7 é o símbolo da sensatez, do estudo e da filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com