TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O gênero textual chamado Fichamento

Por:   •  6/4/2024  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

SÍNTESE DO GÊNERO TEXTUAL: FICHAMENTO

O gênero textual chamado Fichamento, em que é muito falado no mundo acadêmico, devido sua função e objetivo, foi abordado na apresentação do trabalho. A apresentação tentou mostrar o que é um fichamento, como fazê-lo e os tipos de fichamentos.

Ao tratar sobre esse gênero destacou-se que fichamento são registros feito em fichas, resumindo as ideias principais de um texto, que pode ser um livro ou parte dele, podendo ser um artigo de revista ou uma reportagem jornalística, por exemplo. É considerado um recurso didático muito utilizado por estudantes e pesquisadores na construção do seu próprio conhecimento. Muito útil, por exemplo, como metodologia de pesquisa do TCC e também muito usado para organizar apresentações.

Existem três formas de registrar em um fichamento: por enunciados verbais; por itens; e pela junção dos dois.

Por enunciados verbais, a organização é em forma de parágrafos. Os apontamentos são feitos por meio de frases verbais, em transcrições, resumos ou até mesmo comentários. Já por itens, é de forma esquematizada, a forma de organização é através de tópicos, que pode ser números ou itens. Essa maneira apresenta visualmente a estrutura do texto lido. As ideias principais estão na forma de palavras-chave, ou frases síntese. As ideias selecionadas são organizadas hierarquicamente, propositalmente, para que o leitor perceba as relações internas do texto. Outra forma de fazer o registro no fichamento, é através da junção dessas duas formas, enunciados e itens.

A apresentação ainda mostrou que fichamento não é um resumo, embora possa conter resumos dentro dele, e também não é paráfrase, embora possa conter dentro dele paráfrases do autor.

O fichamento é particular, pois cada um tem um jeito mais eficaz de produzir o seu, porque nem sempre as ideias que uma pessoa considera mais importantes, serão as mesmas de uma outra pessoa. Outro motivo é o fato de existir diferentes tipos de fichamentos, cada um tem um objetivo diferente.

O fichamento de conteúdo, chamado também de resumo ou textual, basicamente é destacado o nome do autor, sua obra e uma reflexão pessoal sobre o tema. Outro tipo de fichamento é o bibliográfico, ele parece com uma resenha, pois traz ideias principais do texto relacionadas com as percepções e interpretações do leitor ; além da síntese, também deve ser feita uma análise descritiva da obra. Por último, o fichamento de Citação ou temático, ele registra citações da obra. As citações devem ser transcritas tal qual o conteúdo original e devem estar entre aspas.

Fichar um texto significa sintetizá-lo, documentá-lo. É justamente dessa característica de documentação que obtemos a organização necessária para a produção de um texto. Um fichamento bem feito gera ganho de tempo em determinadas situações, porque evita que fique voltando ao texto completo em todo instante, só quando houver a necessidade de rever, ou de reconstruir conceitos. Por isso fazer um fichamento pode otimizar o estudo, tornando assim mais objetivo e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com