TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Por:   •  8/4/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Superior de Tecnologia em Logística

Aluno: Alisson da Silva Conceição

Matrícula: 2240101334

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Tutor: Kamila Dutra

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Salvador/BA                      

   2024

Introdução

A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks, há três anos e seu foco sempre foi o cliente. Seus produtos sempre foram o mesmo sem ter novos lançamentos. O diretor de marketing percebeu que o foco precisava mudar para se enquadrar no mercado atual, com isso surgiu uma dúvida em qual orientação deve ser utilizada, a de produto ou de marketing.
Porém a empresa está preocupada com os custos de produção e distribuição sendo cada vez mais alto, e as promoções não está tendo resultados como esperado. A empresa Beta acredita que mudar os produtos irá ajudar na redução de custo.

A criação de novos produtos exige realizações de pesquisas mercadológicas, a fim de validar projetos inovadores. Estar atento à concorrência é uma prática usual e muito eficaz, pois, através dessa observação evitamos plágios e podemos aperfeiçoar nossos produtos. Em paralelo, a equipe de gestão orçamentária precisa estar alinhada e acompanhando cada passo do projeto de inovação/criação dos novos produtos, evitando extrapolação do orçamento.

Outra etapa relevante do processo é a divulgação. Entendendo os canais desse processo e aplicando a estratégia correta, o retorno pode ser rápido e assertivo. Analisando as estratégias praticadas pelo mercado, entendemos que a aplicação do “Outbound Marketing 2.0” faria sentido para nosso modelo de negócio, pois, entendemos que iniciativas de prospecção ativa, como propagandas offline em flyers, outdoors, malas diretas, anúncios em rádio/televisão, telemarketing e visitas presenciais, aliadas às ferramentas de Google Ads, Facebook Ads. remarketing etc., trariam resultados robustos - tudo funcionando como um círculo, que se retroalimenta, impulsionando-os entre si.

As principais vantagens são:

1- ROI mais alto em menos tempo.

2- Mensuração facilitada de resultados.

3- Diversidade de canais e mídia.


Conclusão

Com base no estudo feito em cima do que foi passado podemos concluir que a melhor opção para empresa Beta é a Orientação de Marketing pois realiza a organização de todas as demais atividades que a empresa realiza, priorizando sempre o foco estratégico, as pesquisas de mercado e sempre colocando o cliente em primeiro lugar e em forma de trazer mais ainda os clientes para si através de um ótimo produto gerando produto oferecido e suprindo sempre as necessidades dentro do mercado tecnológico.

Referências bibliográficas:

https://www.salesforce.com/br/blog/outbound-marketing/
Título: O que é Outbound Marketing?
Acessado: 06 de novembro de 2023


https://administradores.com.br/artigos/modelos-de-orientacao
Autor: Daniel Buchmann
Título: Modelos de Orientação
Acessado:
 23 de agosto de 2005

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com