TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estágio Da Educação

Ensaios: Os Estágio Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

História da Educação

A educação Chinesa aparece no 2° estágio da educação dos povos primitivos sendo a referência na educação dos povos orientais por ter sido a mais elaborada, de mais longa duração e também por oferecer as melhores oportunidades de estudo.

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 05/10 até o dia 31/10/2014). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. Boa atividade!

Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organizada?

O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)

R= A educação entre esses povos se apresenta sob a forma mais simples e rudimentar, pois não existia uma educação sistemática nem escolas. O objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social através da transmissão das experiências dos adultos, dos mais velhos aos mais novos.

A educação chinesa aparece no 2° estágio da educação dos povos primitivos sendo a referência na educação dos povos orientais por ter sido a mais elaborada , de mais longa duração e também por oferecer as melhores oportunidades de estudo. A base da educação chinesa era a "decoreba", (decorar sem qualquer ligação com a realidade e sem uma análise interpretação).

Já a educação Hindu apresenta um sistema de castas, fruto de preconceitos entre aqueles que se denominam arianos (pequena classe dominante) e pré arianos (grande população pobre e dominada, havia uma rotina excessiva dos mestres, cultura exclusiva da memória , negligência na educação das mulheres e crianças, preconceito extremado contra a educação dos serviços e dos párias, desinteresse pela formação do caráter, preocupação exclusiva pelo cultivo da inteligência.

O mestre pertencia a costa dos brâmanes, não recebia remuneração dado o caráter espiritual da sua obra, podia receber presentes de seus alunos. A metodologia do ensino era a oralidade e posterior, estudavam nos livros sagrados; os Vedas ou o catecismo budista.

Diferente da educação chinesa e hindu, a educação judaica era constituída numa variação com base no aspecto moral e religioso, dando muito mais oportunidade para o desenvolvimento da personalidade do que qualquer outro povo oriental.

O ideal educativo deles foi a formação o homem virtuoso, piedoso e capaz de realizar os desígnios espirituais conferidos por Deus.

A educação familiar se caracterizava pela sua elevação e espiritualidade. Os pais desde cedo procuravam transmitir aos filhos os preceitos da sua religião e da história do seu povo, praticando o bem e cultivando as virtudes, e os processos pedagógicos mais importantes o ensino oral e na repetição.

E podemos dizer que apesar do distanciamento histórico, podemos citar a imitação como forma de educar desde os tempos primitivos até os nossos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com