TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia E Seus Conceitos

Casos: Pedagogia E Seus Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático .A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.

Pedagogia e seus conceitos

O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Outrora, o conceito fazia portanto referência ao escravo que levava os meninos à escola.

Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras.

Em todo o caso, convém destacar que há autores para os quais a pedagogia não é nenhuma ciência, mas antes um saber ou uma arte.

A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral (relacionada com questões universais e globais da investigação e da acção sobre a educação) ou em pedagogias específicas (que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas). Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea.

A Pedagogia investiga os fatores que concorrem para a formação do homem em seu desenvolvimento histórico para, daí, formular conhecimentos acerca dos processos de formação. A teoria pedagógica é uma reflexão para a prática educativa enquanto manifestação da prática social. Isto significa conceber a educação como fenômeno integrante do desenvolvimento social, determinada pela dinâmica das relações sociais. Como a Pedagogia se ocupa de finalidades e processos da educação necessariamente conectados a objetivos sócio-político, ela implica uma intervenção no processo educativo. Na medida em que reflete a prática educativa socialmente condicionada, ela força sempre uma opção, frente aos interesses antagônicos de classe. Em poucas palavras, a pedagogia dá o rumo do processo educativo em meio às contradições sociais. Se o processo educativo não envolvesse ações pedagógicas de cunho eminentemente sócio-político, seria um processo natural, neutro, sempre igual em todos os tempos e lugares. Por outro lado, a Pedagogia não é apenas reflexão, ela não formula uma teoria a priori; ela encara a prática educativa como um acontecimento real e historicamente mutável, isto é, no seu desenvolvimento histórico-social e nas suas situações específicas. A prática educativa é, pois, ponto de partida para construção da reflexão. Com isto, quero dizer que a prática educativa escolar é uma prática. Envolve ações específicas, envolve atos técnicos, envolve o fazer e o saber fazer. Esse fazer pedagógico na escola, essa manifestação do pedagógico no processo de transmissão e assimilação de conhecimentos, são a tarefa da Didática que, como matéria pedagógica, viabiliza a realização dos componentes ideológico e técnico da ação pedagógica escolar.

A Didática é, então, a matéria que investiga os processos que envolvem a mediação escolar de objetivos, conteúdos, métodos e os nexos regulares entre ensino e aprendizagem, na sua vinculação a finalidades sociais, políticas e pedagógicas. Como teoria do ensino, ela generaliza o que é comum e fundamental no processo educativo escolar.

Há também o trabalho pedagógico cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos. Normalmente atribuído aos professores, o trabalho pedagógico pode ser realizado também por sujeitos que não são licenciados ou não estão na condição de professores. Quando o trabalho acontece em uma instituição educacional, faz-se necessário, de algum modo, ser representativo do projeto pedagógico institucional. Por esses motivos, não é um trabalho simples, pois, mais do que saberes, exige interação com outros sujeitos, possibilidade de linguagens em interlocução e conciliação entre a proposta e um referencial teórico-metodológico. Cabe, ainda, detalhar compreensões de pedagógico. Denomina-se pedagógico o conjunto de elementos que são intercomplementares e estão imbricados em um projeto de educação: os movimentos, os poderes, as crenças, as linguagens, as subjetividades e as rotinas. Quando o pedagógico está inserido na escola, apresenta-se regulamentado, institucionalizado, normatizado, além de incidirem sobre ele determinadas relações de poderes, próprias daquele espaço e daquele tempo. O pedagógico é, então, entendido como um elemento relacional entre os sujeitos, não existe a priori, nem tampouco existe senão na interação, através da linguagem, perpassando toda a dinâmica da educação e, mais precisamente, é a centralidade do trabalho dos professores. Conhecer tal centralidade, tendo os professores como sujeitos, significa adentrar cada vez mais no arcabouço epistemológico que fundamenta a práxis pedagógica, ou seja, entender e dar novos sentidos a um cotidiano, o que exige um contínuo estudo, revisitar os teóricos da educação como fontes para comparar a proposta de aula, redimensioná-la e, até mesmo, entendê-la. Assim, o trabalho pedagógico se revitaliza, tornando-se planejado, teoricamente sustentado, socialmente elaborado conforme intencionalidades e conhecimentos.

Em suma, trabalho pedagógico é a produção do conhecimento, mediante crenças e aportes teórico-metológicos escolhidos pelos sujeitos, que acontece em contextos sociais e políticos os quais contribuem direta ou indiretamente. Diretamente, porque perpassam o trabalho pedagógico. Indiretamente, quando não são explícitos, todavia, todo trabalho pedagógico é intencional, político e, de algum modo, revela as relações de poderes que nele interferem.

Introdução

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático .A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com