TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Producao

Artigo: Planejamento E Controle De Producao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 Introdução 5

2 Planejamento e controle de produção (PCP) 6

3 Importância do planejamento e controle de produção (PCP) 6

4 Objetivos do planejamento e controle de produção (PCP) 7

5 Principais tipos de planejamento e controle 7

6 Conceito de programação da produção 9

7 Técnicas de programação da produção 10

8 Fases da programação da produção 11

8.1 Aprazamento 11

8.2 Roteiro 11

8.3 Emissão de Ordens 12

8.4 Liberação da Produção 12

9 Conceito de controle da produção 13

10 Finalidades do controle da produção 14

11 Fases e métodos do controle da produção 15

12 Principais tipos de controle da produção 16

13 Conceito de controle de estoque 17

14 Tipos de estoque 17

15 Sistemas de controle de estoques 18

16 Classificação de estoques 18

17 Dimensionamento de estoques 19

18 Considerações finais 20

Referências Bibliográficas 21

SOBRADINHO - DF

ABRIL / 2014

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Fluxo de Informações da Programação da Produção 9

Figura 2 – Fases da Programação 11

Figura 3 – O controle como garantia da eficiência e eficácia 13

1 INTRODUÇÃO

As empresas surgem e normalmente crescem desordenadamente em virtude de falta de planejamento e organização sistêmica. Na área produtiva geralmente desenvolvem-se fluxos produtivos os quais por não serem definidos e organizados como sistemas pecam no quesito eficiência e eficácia. Muitas vezes até existem sistemas informais de razoável desempenho, mas enquanto não totalmente organizados dificilmente alcançarão todo resultado que se é possível.

O sucesso e a sobrevivência de uma empresa dependem entre outros fatores da eficiência com a qual produz seus produtos ou serviços. A falta de conhecimento da área da produção, desde a venda do produto até as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa.

Dom isso, este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos necessários para se entender de forma geral, o que é e para que serve o Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP).

Após definir os conceitos individuais de planejamento, programação e controle no âmbito da produção e estoque, procurou-se identificar e entender estas três ações dentro dos sistemas produtivos mais comuns utilizados nas empresas.

Dentro deste contexto, este trabalho pretende orientar no sentido de abordar o Planejamento de Programação e Controle da Produção (PPCP) sob o ponto de vista de um sistema de apoio ao fluxo e as áreas da produção. Também mostrará que, através dele, se faz a ligação da produção com as áreas de vendas, finanças e marketing das empresas.

Assim sendo, estas funções são muito importantes para que as empresas sobrevivam no ambiente competitivo atual.

2 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP)

O Planejamento tem como função básica planejar o processo produtivo e garantir meios para que o planejamento ocorra na prática, sendo o planejamento uma função administrativa que planeja antecipadamente quais serão os objetivos a serem alcançados e a melhor maneira de se conseguir estes objetivos de forma a aumentar a eficiência dos processos produtivos e a eficácia da organização.

O controle como função administrativa, baseia-se em mensurar e corrigir o desempenho dos processos assegurando que os planos sejam executados de forma otimizada. O controle tem como tarefa coordenar a produção, de modo geral, de acordo com o que foi organizado e planejado.

Segundo Moreira (199, p. 7), "o Controle envolve a avaliação do desempenho dos empregados, de setores específicos da empresa e da própria como um bloco, e a consequente aplicação de medidas corretivas se necessário".

Dentro dos limites impostos o Planejamento e Controle da Produção (PCP) visa gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda do mercado. O planejamento e o controle são complementares e são inter-relacionados, contudo eles são diferentes, pois como muitas variáveis estão envolvidas no processo o planejamento pode não garantir que o objetivo seja alcançado, na verdade para que o objetivo seja alcançado é de fundamental importância que o controle seja bem estruturado.

3 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP)

Com o decorrer do tempo, o avanço tecnológico tem proporcionado um ambiente altamente competitivo para as organizações, portanto, o mercado se mantém em constantes mutações. As máquinas e equipamentos proporcionaram um novo cenário para a indústria mundial com a possibilidade de maior produção, melhor acabamento. A necessidade de produzir mais e melhor desencadeou um novo olhar para as organizações, onde possibilitou acreditar que apenas em programar de forma correta a produção, atrelando a isso uma manutenção atuante, proporcionaria uma produção eficiente, com qualidade e menos custos. Por isso é de extrema importância O PCP, devido ao fato do projeto não se preocupar com as variáveis e com o processo em si, significando assim que o PCP garantirá que os recursos, a quantidade e o nível de qualidade esperado estejam disponíveis quando necessários.

4 OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP)

O objetivo principal do planejamento e controle é garantir que a produção ocorra eficientemente e produza produtos, bens e serviços de ótima qualidade, visando à eficácia do andamento dos objetivos da organização.

Objetiva-se a tomada de decisões com base no planejamento inicial, bem como no resultado obtido ao longo do processo produtivo, para que a meta não deixe de serem alcançadas, essas decisões levam em conta o que foi planejado, o executado, a gravidade do problema e as medidas existentes para resoluções dos problemas e atingir a meta originalmente especificada.

5 PRINCIPAIS TIPOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE

O Planejamento e o Controle são um conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo, desde a previsão da demanda até a conclusão dos serviços. Podemos definir as principais atividades de planejamentos utilizadas, são eles:

• Planejamento e Controle da Demanda - os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

• Planejamento e Controle da Capacidade Produtiva - a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

• Planejamento e Controle de Estoque - O controle de estoque é muito importante para qualquer tipo de empresa, pois através dele controlam-se os desperdícios, desvios, apuram-se valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro.

• Planejamento e Controle da Cadeia de Suprimentos - Permite que a organização gerencie de forma sistêmica, que integra e relacionam fluxos de informações, documentos, insumos, matérias-primas, informações, meios de transportes, entre outros, além de proporcionar indicadores de desempenho que permitem o controle de resultados.

• MRP e MRP II - O MRP (Planejamento de Requerimentos de Materiais) permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo e em que momento serão necessários ao processo produtivo, em relação ao MRP (Planejamento dos Recursos de Manufatura), que surgiu devido à necessidade de expansão do conceito de planejamento, permite as empresas avaliarem as implicações quanto à necessidade de materiais, sendo um plano global para o planejamento e monitoramento de todos os recursos de uma empresa.

• Just in Time - Visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdício, produzindo somente o necessário e no momento certo, para que os produtos não se transformem em estoque e nem que os produtos acabados demorem. Um de seus sistemas mais utilizados é o Kanban. Onde as peças são armazenadas em recipientes padronizados, contendo um número definido destas, acompanhado do cartão Kanban de identificação correspondente. Cada cartão Kanban representa uma autorização para fabricação de um novo conjunto de peças em quantidades estabelecidas. Cada setor é responsável pelo fornecimento das peças requisitadas, no prazo de reposição, na quantidade estipulada no cartão Kanban e com a qualidade garantida para evitar paradas desnecessárias do processo produtivo.

• Planejamento e Controle de Projetos - Definido como um conjunto de atividades que tem um ponto inicial e um ponto final definido, esse conjunto envolve a compreensão do ambiente interno e externo que podem influenciá-lo, definindo os objetivos e estratégias de como ele será executado.

• Planejamento e Controle de Qualidade - Sinônimo de vantagem competitiva além de ser fundamental em qualquer produção, faz-se indispensável para satisfazer o cliente, fideliza-lo e eliminar a concorrência.

6 CONCEITO DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

A partir da elaboração do plano de produção, algumas operações necessitam de um cronograma de atividades mais detalhado, a esta necessidade dá-se o nome de programação. A atividade de programação é uma das atividades mais complexas no gerenciamento da produção, fazendo-se necessário lidar com diferentes recursos ao mesmo tempo, como espaços operativos, operadores, tempo, processos diversos e outras variáveis.

"Programação da produção é a determinação antecipada do programa de produção em médio prazo dos vários produtos que a empresa produz. Ela representa o que ela deve produzir, expresso em quantidades e datas de modelos específicos, é obtido a partir da Estimativa de Vendas. A programação da produção leva em consideração, além da Estimativa de Vendas, vários fatores, tais como: carteira de pedidos; disponibilidade de material; capacidade disponível; etc., de forma a estabelecer, com antecedência, a melhor estratégia de produção" (Russomano, 1995. p.180).

Para Chiavenato, "a programação da produção corresponde ao detalhamento do Plano de Produção e a sua transformação em ordens de produção ou compra que deverão ser executadas cotidianamente pelos respectivos setores envolvidos".

A programação da Produção passa a ser a interface entre o planejamento, a execução e o controle da produção.

...

Baixar como  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »