TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Ensaios: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  5.116 Palavras (21 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, pesquisamos o conceito e os tipos de planejamento e observamos que consiste num processo gerencial que estabelece um direcionamento a ser seguido pela organização e tem com objetivo obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente.

O trabalho diz respeito à formulação dos objetivos para a seleção de programas de ação para a sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua esperada evolução.

Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínuas mudanças e o planejamento orientado ao mercado cumpre esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantém um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento é um conjunto de intenções necessárias e suficientes para o atingimento de um propósito. É o esforço para diminuir o caos que se instala quando inúmeras atividades concorrem na realização de um intento. (Wagner Herrera)

Segundo Idalberto Chiavenato, o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

(Friedman, 1960), o define como uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo justificado.

Denominamos planejamento estratégico, quando consiste em medidas de resultado em longo prazo, implementando estratégia, almejando vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência.

Quando visamos ações com retornos de médio prazo com o objetivo de melhorias no produto ou serviço, utilizando para isso novas metodologias e tecnologias restritas a um departamento ou mais, denomina-se Planejamento Tático.

Medidas em curto prazo objetivando correções de desvios ou acompanhamento de processo restrito a setores ou seções denominaram Planejamento Operacional.

O Planejamento permite uma visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando de todos os meios para atingir os fins pretendidos como: Eficácia, pró-atividade, previsão e efetividade.

Toda a atividade humana realizada sem um tipo de preparo é uma atividade aleatório que conduz o individuo, as organizações a situações piores que aquelas anteriormente existentes.

Ao elaborar um planejamento, deve-se ter em conta a viabilidade econômica, a viabilidade técnica a e viabilidade politica e institucional.

Na falta de planejamento, os danos resultantes são: prejuízos, atrasos, multas, danos á imagem e perda do cliente.

O planejamento se faz necessário no gerenciamento de um projeto ou processo e seu produto é um plano onde relacionamos o escopo, ordenação visão, variabilidade, previsibilidade, quantificação, aquisição, qualidade, programação, atribuições e integração.

Entendemos como plano o resultado formal do planejamento, necessário e carente de detalhamento de onde surgem os projetos proporcionais ao tamanho do objetivo.

O controle previne e corrige falhas do planejamento a tempo de evitar prejuízos, devendo ser contínuo, interativo, iterativo, permanente e eficaz.

INTRODUÇÂO

O propósito desse trabalho encerra uma análise crítica sobre os artigos de Antônio Cruz e Suzana Bruno em: O trabalho de gerente executivo: uma visão geral e crítica e de Marcio Carreira: Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem.

O primeiro artigo aborda o trabalho do administrador e seu modo de resolver problemas, enquanto o segundo artigo fundamenta o conteúdo textual do primeiro artigo e sugere ferramentas gerenciais que vão ajudar no trabalho do gestor das diversas organizações que recorrem à aprendizagem organizacional.

Observamos que o trabalho do administrador é dependente das situações enfrentadas, mantendo as coisas funcionando, aumentando o nível de eficiência e eficácia, inovando e renovando, ajustando-as ás mutáveis demandas do negocio, lançando-se na busca de ferramentas que o auxiliem na gerencia e apostando na aprendizagem organizacional contínua.

1.1 DESENVOLVIMENTO

Uma das relações entre os artigos enfatiza a necessidade de preparação e treinamento dos funcionários que segundo Cury e Suzana devem ser voltados para o ensino sobre suas atividades de trabalho onde Carreira amplia o campo do aprendizado visando o trabalho conjunto, com foco na aprendizagem organizacional em resposta das transformações globais, possibilitando a superioridade sobre a concorrência.

A resolução de problemas são as atividades do trabalho dos administrados, fundamentado em um modelo de Congruência do Comportamento Organizacional onde: 1- Identifica o sistema; 2- Determina a natureza das variáveis essenciais; 3- Diagnostica o estado das variáveis e dos relacionamentos aos resultados organizacionais; 4-Identifica os problemas críticos do sistema; 5- gera soluções alternativas; 6- Avalia as estratégias alternativas; 7- Escolhe estratégias a serem implantadas; 8- Implanta estratégias; 9- Avalia e reinicia a partir da identificação do sistema.

No período contemporâneo Cury cita seu trabalho do administrador o posicionamento de C.k. Prahald que define as atividades do administrador como necessário ter um raciocínio sistêmico, ter competência intercultural, treinamento intensivo e continuo e padrões pessoas de pensamento e explica que ao direcionar a ação instrumental, ou seja, a organização e a ação substantiva (o ser humano) caracterizaram a ação administrativa. Já Correia aposta na gestão com base na aprendizagem organizacional, e cita Senge (1990) que desenvolveu seu trabalho aplicando a Teoria dos Sistemas a administração visando estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adaptar-se as contínuas mudanças.

O autor em seu artigo mostra a integração de ferramentas gerenciais feita aos conceitos de aprendizagem organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com