TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigos Científicos: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Desde o início da humanidade a produção de lixo é conseqüência das ações humanas, diante da necessidade de suas satisfações e a sobrevivência. O lixo é tão antigo quanto o ser humano, não é possível viver sem produzir lixo que é tudo aquilo que reputamos como desnecessário. Há lixos de todos os tipos e sendo produzidos e descartados de várias maneiras mas é possível e necessário que se tenha uma forma viável de descarte.Um lixo hospitalar precisa de cuidados especiais neste processo, o mesmo ocorre com o lixo radioativo que se não for coletado e tratado de maneira correta poderá trazer sérios riscos às pessoas que com ele tiver contato. Resíduos de hospitais e clínicas médicas sempre representaram um grande problema, não só para o meio ambiente, já que normalmente são incinerados, o que libera gases do efeito estufa na atmosfera, como também para os estabelecimentos que trabalham com saúde, que gastam muito dinheiro para gerenciar seu lixo, sem contar que os materiais descartados são contaminados por microrganismos transmissores de doenças e expõe funcionários a riscos de infecção. O cuidado e a forma é que garantirá o sucesso do descarte.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Existem controvérsias quanto à periculosidade e os riscos representados pelos resíduos de serviços de saúde. De um lado encontra-se uma corrente que considera que os RSS apresentam riscos adicionais à saúde humana e ao meio ambiente e que os mesmos apresentam maior periculosidade que os resíduos domiciliares. Do outro lado, há a corrente que se contrapõe ao fator de maior potencialidade de risco que os RSS representam, quando comparados aos resíduos domiciliares (BELEI, 2002). Enquanto alguns estudiosos defendem medidas severas por considerarem esses resíduos perigosos, outros não acreditam que eles possam oferecer riscos à saúde, a exceção dos perfurocortantes contaminados (GARCIA & ZANETTI-RAMOS, 2004), liga de amálgama (KEESE, 2006) e material biológicos (PHILIPPI JÚNIOR et al, 2005). Durante milênios, não se tomava qualquer cuidado com a saúde dos trabalhadores. Os primeiros registros da preocupação com a saúde dos trabalhadores datam do século XVI, mas o principal marco ocorreu em 1700 com a publicação da obra De morbis artificum diatriba, de Ramazzini. (PACHECO JR., 1995, p. 13)

A NR 32.3.6 diz que o trabalhador que trabalha no fracionamento de produto químico deve receber treinamento inicial (admissional) e periódico, para que aprendam a trabalhar de forma segura.

Vinculado a saúde do trabalhador acrescentamos o estudo sobre lixo hospitalar e os cuidados devidos que esses profissionais devem ter, pois como qualquer processo natural, o gerenciamento de resíduos está governado por um conjunto de leis, sendo que o primeiro poderia resumir-se na seguinte frase: “Eu sou, portanto eu contamino”. (SCHNEIDER, 2001, p.3)

3 JUSTIFICATIVA

A correta destinação do lixo hospitalar ainda é um desafio a ser vencido pela maior parte dos municípios brasileiros. O descarte irregular desse tipo de resíduo é crime ambiental, com pena prevista de um a cinco anos de reclusão, segundo o artigo 54, §3º, da Lei 9.605/98, datada de 12 de fevereiro de 1998 e que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.No Brasil a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) 306, de 7 de Dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a Resolução 358 de 29 de abril de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), são, hoje, as principais leis pertinentes ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, os chamados RSS, embora não as únicas. A questão do lixo hospitalar necessita e atenção especial por representar um perigo para todos quando tratado de forma inapropriada.

04 OBJETIVO DA PESQUISA

O objetivo da pesquisa é a vistoria do tratamento do lixo realizado pelo CEREST (Centro de Referência a Saúde do Trabalhador) e seus métodos de descarte e se os mesmos são apropriados para o destino onde é levado, entender como é realizada a separação entre o lixo tóxico e o lixo reciclável e onde se estabelece a base para distinção entre um e outro. Assim como o cuidado na saúde do profissional envolvido

05 METODOLOGIA

O local da realização da pesquisa foi o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador localizado à Avenida Inácio Tosta Filho nº 150 em Itabuna – Ba e trabalha com atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas. É vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). No local foram realizadas as observações que compõem esse projeto de pesquisa.

06 CRONOGRAMA DO ESTÁGIO

Período Horário Atividade

15 a 23/10/2014 Diurno Observação: Escolha do Tema

24 a 30/10/2014 Diurno Pesquisa de Campo

01 a 15 /11/2014 Diurno Entrevista : Relacionado ao tema

07 ENTREVISTA

07. 1 ENTREVISTADO: Paulo Júnior – Psicólogo do Trabalho

O que é o Centro de Referência em saúde do Trabalhador?

• É um local especializado em atender o trabalhador em especial aos assuntos de saúde vinculados a seu trabalho, mas também é um local de pesquisa, pois lá coletamos informações que servem como base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com