Projeto Estagio EDucação Infantil
Dissertações: Projeto Estagio EDucação Infantil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karem • 5/9/2013 • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 2.280 Visualizações
PROJETO: “Diversidade Sim, Desigualdade Não!
Conhecendo, Percebendo e Valorizando a Diversidade no Cotidiano da Escola”.
INTRODUÇÃO:
Contra uma cultura de violência, baseada na marginalização do outro, tido como diferente e inferior, faz-se necessário persistir na construção social de uma cultura da diversidade, tendo a escola pública de qualidade como principal indutor dessa construção. Essas são questões que temos o dever de resolver se não quisermos perpetuar a cultura da violência, aquela que se pauta por negação de sujeitos, inclusive por cumplicidade das vitimas, inconscientes da sua condição.
É preciso levar em conta que vivemos numa sociedade historicamente determinada, uma sociedade que teve a sua gênese marcada por relações de denominação racial explicita colonialismo, escravismo e patriarcado, que se ergueu pela afirmação do poder masculino, hetero e branco. Há de se considerar que a escola não é uma ilha, ela sofre o impacto das violências que se realizam no seu entorno e também produz suas próprias violências, especialmente a violência simbólica
Por isso, não se deve abdicar de buscar o avanço das relações sociais e de realizar ideais que a republica ainda nos deve, igualdade, liberdade e fraternidade foram a consigna da Revolução Francesa e ainda estão longe de serem efetivados para a grande maioria dos povos, mesmo dos países que seguiram os passos da mais marcante revolução burguesa da historia, são ideais que inspiraram a Carta dos Direitos Humanos de 1948.
OBJETIVO GERAL:
Criar relacionamentos saudáveis, em que os colegas tolerem as diferenças, promover o conhecimento e a valorização da diversidade humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar condições necessárias para que as ações sejam realizadas.
- Estabelecer normas e justificar por que devem ser seguidas.
- Propiciar o estimulo a participação do educando frente à temática.
- Capacitação dos professores por meio de debates que oportunizem o conhecimento multidisciplinar da diversidade humana.
- Elaboração de veículos de comunicação dirigidos aos educandos que proporcionem uma maior interatividade deste público com a temática.
- Formação de uma equipe multidisciplinar que acompanhe o plano de forma a potencializar os resultados.
- Desenvolvimento de eventos lúdicos e ações pedagógicas que transmitam o conhecimento e proporcionem aos educandos a reflexão sobre a diversidade humana.
- Organizar reuniões com pais e encontros com alunos.
JUSTIFICATIVA:
A educação para a diversidade é um dos mais importantes desafios da escola contemporânea e será a porta de entrada para um amplo universo de estímulos, vivências, pesquisas, descobertas. Formar cidadãos que respeitem e, sobretudo, valorizem as diferenças humanas é condição essencial para o futuro de todos
O tema da convivência na escola inquieta educadores e tem uma relação estreita com o respeito à diversidade e com a reafirmação dos direitos fundamentais. O aumento de vários tipos de violência, intolerância e descriminação bem como o reconhecimento social desse quadro obrigam-nos a repensar a escola como um espaço de convivência e reafirmação de direitos, observando o tratamento que ela vem dando a questão como relações raciais, relações de gênero, bem como o respeito à livre orientação sexual. Esse reconhecimento conta com a contribuição do avanço do debate sobre os direitos humanos feito pelos movimentos sociais.
TEMPO ESTIMADO:
60 dias
METODOLOGIA
1º etapa – Diagnóstico: Aplicar questionários para verificar como os alunos se relacionam, identificar as mudanças no comportamento dos alunos (é comum as vitimas se queixarem de dores e de falta de vontade de ir à escola).
Reservar um horário de formação para apresentar aos professores esse material e leve também os relatos das atitudes preconceituosas observadas na escola sem dar nome nem fazer julgamentos.
Peça aos professores que respondam um questionário como perguntas sobre o modo como a diversidade se manifesta. Todas as informações devem ser tabuladas e servirão de base para o planejamento pedagógico.
2º etapa – Participação dos funcionários: Todos devem ser envolvidos no projeto desde o inicio. Marque uma reunião com os funcionários do serviço de apoio para falar sobre o trabalho que será desenvolvido na escola. Afirme que a participação deles é fundamental para que a escola se torne um lugar de respeito à diversidade. Peça que os diferentes grupos de funcionários escolham uma maneira de participar e elaborem uma ação pontual sobre o tema. Exemplo cada grupo ganha um mural para desenvolver o trabalho.
3º etapa – Envolvimento dos pais: As perguntas a respeito da diversidade na escola devem ser feitas também aos pais. Monte um questionário para que eles respondam em casa. Tabule os resultados e exponha-os em uma reunião do Conselho Escolar, onde todos possam discutir sobre o assunto e pensar em maneiras de evitar que atitudes preconceituosas voltem a ocorrer.
4º etapa – Encontro de estudos: Com a análise dos diversos questionários, agende reunião com a equipe pedagógica para discutir um plano de trabalho e propostas. Apresente um trecho do filme “O Triunfo” que trata da hostilização contra alunos pobres e negros e das ações de um professor para mudar isso. Debata as soluções que serão colocadas em prática.
Eleger um dia da semana para estudos de diferentes culturas e leituras em conjunto com alunos e funcionários para compreensão da diversidade étnica.
5º etapa – Definição de conteúdos disciplinares: Sob a orientação do coordenador pedagógico, os professores devem introduzir conteúdos ligados a adversidade no planejamento das aulas.
6º etapa – Documentação e acompanhamento: A equipe gestora deve acompanhar de perto
...