RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA
Por: Jéssica Fernandes Moreira • 5/9/2022 • Relatório de pesquisa • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 821 Visualizações
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – Aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
NOME: MATRÍCULA:
CURSO: POLO:
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
ORIENTAÇÕES GERAIS:
• O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
• concisa;
• O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
• Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
• Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
• Espaçamento entre linhas: simples;
• Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A saliva é uma secreção exócrina, que é 99% água e contém diversos eletrólitos como sódio, potássio, cálcio, bicarbonato, magnésio e fosfato 1,2. Os diversos componentes da saliva interagem e são responsáveis pelas atividades desempenhadas pela saliva 1.
Entre as funções contempladas estão degustar, proteger a boca, amaciar, limpar e digerir os alimentos. Em relação a esta última função, pode-se dizer que a saliva é responsável pela digestão do amido, favorecendo a formação de um bolo alimentar.
A saliva contém a enzima alfa-amilase, anteriormente conhecida como ptialina, cuja função é iniciar a digestão do amido na boca. A amilase é uma enzima, produzida na saliva, das glândulas salivares, que funciona para quebrar os carboidratos, mais conhecidos como amido.
A hidrólise química e enzimática é realizada. A hidrólise química utilizou ácido clorídrico e a hidrólise enzimática utilizou amilase salivar.
2. Materiais utilizados.
MATERIAIS USADOS
- 6 tubos de ensaio;
- Grade de tubos de ensaio;
- Hastes da pipeta;
- 200ml de água;
- Amilase salivar (saliva coletada em uma parte do grupo);
- Um par de elásticos;
- Água.
2.2 MATERIAIS USADOS
- Banho maria.
2.3 REAGENTES
- 0,9% NaCl (solução salina), cerca de 15ml;
- 0,1% de amido (em solução salina), cerca de 5ml;
solução de iodo a 2%.
- A água (20ml) contém amilase salivar.
3. Responda as Perguntas:
A) Qual a composição do amido?
O amido é um polissacarídeo formado pela combinação dos açúcares de amilose amilose e amilopectina, armazenados em diferentes partes das plantas, ou seja, carboidrato.
B) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.
Tubo 1: após o banho de gelo, houve uma mudança, ficando verde sem hidrólise, ou seja, há presença de amido, com o passar do tempo pode-se observar a dissolução do amido. Tubo 2: após 10 minutos em banho-maria e depois em banho de gelo, sem degradação do amido, o que mostra que a temperatura influencia na reação da atividade química. Tubo 3: após 20 minutos em banho-maria e imediatamente após o banho de gelo, a solução fica azul, indicando a presença de amido.
C) Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?
O objetivo do uso dessas técnicas é obter uma grande quantidade de cadeias retas para facilitar o pareamento, o que, como resultado, aumenta o teor de amido para recuperação após gelatinizarão e resfriamento.
D) Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.
Ao mastigar, a enzima α-amilase, que está presente na saliva, é liberada. Irá promover a hidrólise das ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, originando maltose, glicose e amilopectina; e (α1 → 4) ligações de amilopectina, resultando em dextrina, uma mistura de polissacarídeos.
E) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
Tubo 1: após o banho de gelo, houve uma mudança, ficando verde sem hidrólise, ou seja, há presença de amido, com o passar do tempo pode-se observar a dissolução do amido. Tubo 2: após 10 minutos em banho-maria e depois em banho de gelo, sem degradação do amido, o que mostra que a temperatura influencia na reação da atividade química. Tubo 3: após 20 minutos em banho-maria e imediatamente após o banho de gelo, a solução fica azul, indicando a presença de amido.
F) Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido.
As glândulas salivares expressam dois tipos de proteínas: serosas e mucosas. A primeira é acompanhada pela liberação de várias enzimas, como a amilase salivar, comumente denominada α-amilase ou ptialina, lipase, fosfatase ácida e alcalina e anidrase carbônica. O segundo tipo de secreção não se limita a esse tipo de glândulas, que são produzidas em toda a extensão do trato digestivo, pois o muco atua como lubrificante e protetor da superfície epitelial contra abrasão, secreções, enzimas e outros produtos presentes em seu interior. o trato digestivo, o que permite que os alimentos passem facilmente. A família amilase é sintetizada ao nível das glândulas parótidas Visualizando
...