Relatório do filme Novo tempo e gestão moderna das pessoas
Tese: Relatório do filme Novo tempo e gestão moderna das pessoas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: belhellokit • 30/1/2014 • Tese • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 468 Visualizações
INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Relatório entre o filme Tempos Modernos e Moderna Gestão de pessoas.
O filme tempos modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos na década 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme retrata a história de um operário que desempenhava o trabalho repetitivo de apertar parafusos que depois de uma monotonia frenética é levado à loucura.
Esse método de trabalho repetitivo e sem perspectiva de mudanças, mostra a atual situação de trabalho na época: carga horária extensa, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam, focando somente os objetivos no produto final sem se preocupar com os trabalhadores.
Devido à crise nos Estados Unidos, muitas pessoas procuravam emprego, estando sujeitas a qualquer oportunidade e condição. Sendo totalmente diferente da Moderna Gestão de Pessoas, onde os trabalhadores já são vistos como colaboradores e cooperadores da empresa, tendo seus benefícios fundamentais assegurados por lei com apoio dos sindicatos, fazendo com que os trabalhadores executem suas tarefas de forma adequada sem prejudicar sua saúde ou tendo prejuízos indiretos com a família.
No filme, o funcionário é despedido e logo em seguida, internado em um hospital pela loucura que o trabalho provocou. Após ficar algum tempo internado, saiu de lá recuperado, mas com a eterna ameaça que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria. Mediante toda esta situação a empresa não lhe deu nenhum apoio financeiro ou emocional para poder seguir em sua caminhada em busca de novas oportunidades e estabilidade financeira.
Podemos analisar no filme a dificuldade dele de se adaptar em algum serviço, pois conseguiu vários, mas todos sem sucesso, pois o stress o acompanhava constantemente a cada serviço, a cada empresa, fazendo com que seu stress aumentasse a cada dia.
Já na Gestão Moderna de Pessoas, o apoio ao colaborador é intensivo, pois sobre qualquer problema existem pessoas para orientar, ajudar financeiramente e dar um apoio psicológico e ainda é assegurado pela lei com alguns benefícios que são: auxilio doença, seguro de vida, plano de saúde, previdência privada, etc. Deixando o colaborador mais seguro para executar suas obrigações no emprego, pois existem planos para sua família, seja na área da saúde, do entretenimento ou do lazer. Assim aumenta a produtividade da empresa com qualidade no serviço, sendo a empresa e o colaborador beneficiados com os resultados positivos.
Há uma grande divergência entre o filme e a Moderna Gestão de Pessoas. Enquanto o filme trata do foco na produtividade; trabalhadores são vistos como números; não tem perspectiva de vida; não tem planos de carreira, a empresa visa somente o lucro e há acepção de pessoas (gerência / operários). Enquanto na Moderna Gestão de Pessoas há foco na produtividade, porém com respeito a elas. Processos em que possa haver desenvolvimento, recompensas, condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas e monitorá-las verificando os resultados.
Com a moderna gestão de pessoas, a antiga tradição de dividir, separar foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. O foco não esta mais nos meios, mas nos resultados, e não esta mais nas tarefas, e sim nos processos. Os cargos não são individualizados, o trabalho é em equipe, pois ninguém trabalha sozinho numa organização funcional, trazendo os movimentos de Reengenharia, Downsizing, Reorganização Empresarial, etc.
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
NOME DA EMPRESA
IMC – International Meal Company
SEGMENTO E LOCALIZAÇÃO
Está presente nos aeroportos, praças de alimentação em rodovias e shopping centers com as seguintes marcas: RA CATERING, FRANGO ASSADO e VIENA.
Opera no segmento de food service no Brasil, com operações internacionais em mercados da América Latina. Dentro do segmento de food service, embora as operações internacionais estejam concentradas em aeroportos, esta posicionada para competir principalmente no segmento de refeições rápidas. Opera basicamente em três segmentos de mercado cativo no Brasil: aeroportos, rodovias e shopping centers, enquanto as operações internacionais estão concentradas em aeroportos.
É a única grande empresa de restaurantes no Brasil com presença nos três segmentos.
Fundada em 1975, Viena é
...