Resenha: Gestão De Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial
Artigo: Resenha: Gestão De Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulag13 • 27/4/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 2.955 Visualizações
O texto se baseia no processo criativo e de aprendizado de indivíduos, voltado para melhorias das empresas.
Vivemos em um momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão proativa do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas, como dos países. A abertura econômica torna a questão do gesto do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. Sem estratégias empresariais, setoriais e nacionais implementadas, fica muito difícil imaginar que as empresas brasileiras conseguirão se tornar competitivas, mesmo, sobreviver aos desafios impostos pela competição internacional.
As bases de dados mostram que a recente abertura econômica vem impondo importantes desafios ás empresas brasileiras e aumentando a necessidade do investimento em tecnologia, em educação e da gestão do conhecimento, de maneira geral. A Gestão do conhecimento vai muito além do investimento em tecnologia ou o gerenciamento da inovação, ela passa pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, e também pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas ao processo de criação e aprendizado.
Verificasse que os indivíduos organizacionais, de forma crescente, se realizam sendo criativos e aprendendo constantemente. Assim, aponta-se uma grande oportunidade: a de se criar círculos virtuosos de geração de conhecimento. Os processos de criação e aprendizado individual de forma análoga estão associados a mudanças de modelos mentais, mapas cognitivos e de comportamentos, assim como a busca e grandes desafios e resoluções de tensões internas.
São vários aspectos relacionados à Gestão de conhecimento: Papel de alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto pelo sistema de informação de mensuração de resultados, alianças estratégicas, etc. O princípio básico em alguns casos a partir de praticas emergente que deveriam estar norteando as varia politicas de administração de RH, visando:
Melhorar a capacidade das organizações de atrair e de manter pessoas com habilidade; Estimular comportamentos alinhados com os requisitos dos processos individual e coletivo de aprendizado.
A gestão de conhecimento centra-se em três aspectos principais: foco nos ativos intangíveis, tornar gestão do conhecimento algo explicito, incentivas e criar mecanismos que facilitem aos empregados o compartilhamento de seus conhecimentos.
A Gestão de Conhecimento tem um caráter universal, fazem sentido tanto para empresas de setores tradicionais, como para empresas em setores de ponta. Qualquer esforço governamental de promover a mudança do país rumo a uma Sociedade do Conhecimento não pode deixar de levar em conta os avanços recentes na tecnologia gerencial relacionado à Gestão de Conhecimento. A Gestão de Conhecimento procura compreender a partir das recentes avanços nas tecnologias de informática e de telecomunicações e das conclusões das teorias sobre criatividade e aprendizado individual organizacional.
...