TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigos Científicos: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 01: Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

Ela abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

A procura de produtos sustentáveis para obras, reformas e para gestão condominial está cada vez maior. Porém, especificadores e gestores de compras ainda encontram algumas dificuldades para identificar corretamente estes produtos, como informações inconsistentes ou sem fácil comprovação. Além disso, a responsabilidade destes profissionais será cada vez mais exigida, principalmente, quando for mandatória a NBR 15.575 sobre durabilidade e manutenibilidade.

Assim, para colaborar e solucionar dúvidas sobre produtos sustentáveis, o Selo Sustenta acaba de lançar o Portal Gestores de Compras, ferramenta gratuita para consulta, no site www.SeloSustentaX.com.br.

O profissional encontra nesta área um formulário para incluir os dados do produto que deseja consultar. Com base nestas informações, a equipe do Selo Sustenta X avalia a qualidade e sustentabilidade que inclui as questões de salubridade, qualidade, responsabilidade socioambiental e comunicação responsável, além de, se solicitado, fornecer informações sobre atendimento aos critérios LEED, AQUA, Procel Edifica e Selo Casa Azul; NBR 15.575, NBR 14.037 e BIM, IN 01/10 SLTI/MPOG e MP 495/10, além de outros aspectos relevantes.

Produto Sustentável é aquele que respeita o consumidor, a sociedade e o meio ambiente. É um produto desejado, competitivo, não faz mal à saúde, tem qualidade comprovada para o que se propõe e é desenvolvido, fabricado e comercializado de forma sócio ambientalmente responsável.

Basicamente, pode-se considerar um produto sustentável se ele possui os 5 atributos essenciais de sustentabilidade: qualidade comprovada por meio de testes e ensaios laboratoriais, salubridade, a confirmação de que não faz mal à saúde (de quem produz, aplica ou utiliza), responsabilidade social (da cadeia produtiva), responsabilidade ambiental da cadeia produtiva e comunicação responsável com o consumidor.

Não é fácil para um especificador fazer essas análises. O mais prático é produtos que já possuam rotulagem ambiental de terceira parte confiável, isto é, emitidos por entidades públicas e privadas sem interesse na fabricação ou comercialização. O ideal são selos que garantem a sustentabilidade, como é o caso do FSC e Cerflor, para madeiras e produtos de madeiras, certificando o manejo sustentável; e o Selo Sustenta X de garantia de qualidade e sustentabilidade para produtos como adesivos, metais sanitários, persianas, pisos, revestimentos, tecidos e tintas.

A sustentabilidade ambiental é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.

Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.

Pode-se exemplificar esse conceito com a medida e com o investimento que vem sido adotado no Brasil com relação ao biocombustível, que por mais que não tenha mínina autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos.

O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Em um quadro mais geral, pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com