Resumo Filme A Onda
Artigo: Resumo Filme A Onda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0110 • 26/9/2013 • 384 Palavras (2 Páginas) • 2.152 Visualizações
Resumo do filme “A Onda”
O filme “A Onda” teve como base, uma história real ocorrida em uma escola ginasial no estado da Califórnia Estados Unidos.
O filme tem início com uma aula ministrada pelo professor Rainer onde ele explana aos seus alunos, a situação vivenciada pelos judeus nos anos de 1934 a 1945 na Alemanha. Esse povo foi submetido a torturas, fome, trabalhos forçados e viviam em média 270 dias e não mais servindo para o trabalho, eram exterminados nas câmaras de gás.
Ao ser questionado por uma aluna, sobre a situação de inércia do povo alemão diante da situação, o professor em silêncio ficou e foi pesquisar sobre o Fascismo (Sistema político baseado na ideologia que só um país tem valor).
No dia seguinte, a aula proposta tratou sobre a disciplina e a postura; pois segundo estes princípios, o indivíduo poderia conquistar o poder e assim conseguir o que desejasse.
Os alunos já persuadidos por este pensamento iniciam a mudança de comportamento. O professor já implanta os ideais sobre a convivência em comunidade e internaliza o pensamento de que o indivíduo só compreenderá o sentido de comunidade se dela participar.
Com o aval de todos, Cria-se o símbolo e o slogan “Força pela disciplina, pela comunidade e pela ação”. Uma das alunas percebeu a ideia de domínio e começou a publicar artigos, alertando os colegas sobre o malefício do movimento e o desequilíbrio instalado dentro do ambiente escolar.
Diante desta atitude, Laurie passa a ser perseguida por seus colegas. E amedrontada, procura o professor pedindo-lhe que encerre com o movimento e deste, recebeu resposta positiva.
No dia seguinte, Lauren é surpreendida pela convocação feita pelo professor, a todos os participantes da Onda para que comparecessem em massa ao auditório para conhecer e ouvir as propostas do LIDER.
Atendendo ao cumprimento do chamado, todos aguardavam ansiosos pelo grande momento e eis que surge Adolf Hittler pregando os ideais do Nazismo e perplexos diante dos fatos, o professor fez os entender a pergunta sem resposta feita no início do filme. Que o Fascismo estava em cada um que permitia a perseguição e destruição de seu semelhante e que devemos nos interrogar sobre o PORQUÊ dos fatos e não cegamente seguir um líder deixando que este lhe retire a capacidade de discernir sobre seus direitos individuais.
...