TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superior De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos

Por:   •  12/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

  1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome

Crismaira Jesus Silva

RGM

 36696366 

Curso

 Superior De Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos 

Campus/Polo

   POLO ITAQUAQUECETUBA_UNC 

  1. IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE

Nome do Projeto

Melhorias ao pequeno empreendedor

Ação

Estratégica alinhada aos objetivos da organização

Instituição parceira (se houver)

   

Período de Realização

  2 semanas 

Público-alvo

Proprietário e sócia

Número de pessoas atendidas

2 pessoas

Carga Horária

  80 horas 

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Breve relato sobre a atividade realizada, a partir das seguintes premissas:

Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, considerando a Instituição ou a comunidade em que você atuou. Indique qual(is) os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados a essa atividade.

Procurei realizar meu projeto por meio de cursos, consultoria e ações de pesquisas de mercado no ramo da empresa na qual escolhida.

8.3 Promover politicas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração do emprego decente, emprenhadoríssimo criatividade e inovação e incentivar a formalização e crescimento das micro pequenos e medias empresa, inclusive por meio de acesso a serviços financeiros

  1.  Descrição das etapas da atividade realizada:

Descreva os objetivos gerais e específicos da atividade, a justificativa, como a atividade foi realizada (metodologia), o cronograma das atividades, qual o público-alvo assistido, quantas pessoas foram atendidas e/ou impactadas pela atividade, os resultados obtidos. Insira a maior quantidade de informações, de maneira a apresentar uma visão global de sua atuação.

  Objetivo geral desse projeto está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos nos cursos, com finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação assim potencializando a geração dos conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades do estudante. O objetivo é ajudar uma empresa melhoras suas vendas

A justificativa desta ação centrou se em ações profissionais e pela necessidade dos conhecimentos de administração e emprenhadoríssimo serem atualizados. Ressalta se que nessa área devem ser consideradas competências humanas e técnicas.


Metodologicamente a interação foi feita a partir de pesquisa referencial, descritiva e explorativa com leituras de obras que falavam sobre o assunto e conceitos pertinente em relação ao tema.

Atividades que foram realizadas:
No 1° dia foi realizado uma visita com o objetivo de realizar uma breve apresentação do projeto.

Teve duração de 2 horas na qual procurei saber das dificuldades apresentadas pela a empresa.

A partir do 2° dia foram apresentados as teorias administrativas e os principais conceito de planejamento, organização, direção e controle. No cenário do planejamento procurei realizar a analise SWOT, que é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. O proprietário pontuou que nos últimos meses as vendas diminuíram, então meu projeto consistiu em analisar quais os fatores externos (ameaça e oportunidades) e fatores internos (forças e fraquezas) que tinha influenciado na situação atual dessa organização. Percebeu -se que a empresa apresentava algumas ameaças externas que era a concorrência que vendia os produtos com o preço mais acessíveis e a falta de marketing.  

  1. Discussão e Resultados alcançados:

Descreva qual foi a sua atuação na condução da atividade, partindo do princípio de como a atividade contribuiu para a sua formação cidadã e profissional; bem como para a sua formação acadêmica (conteúdos e experiências). Apresente, ainda, os resultados alcançados junto à comunidade, ou seja, a contribuição da atividade para o público-alvo e os impactos da transformação local.

 Notou se que as habilidades de comunicação liderança planejamento organização direção e controle foram desenvolvidas no decorrer da atividade. destaque se ainda que outra habilidade desenvolvida doi a capacidade de analise critica e criativa das situações organizacionais.
Assim identificou se que a ação contribuiu para melhorar o problema de falta de planejamento da empresa para possíveis cenários de diminuição de vendas. Além disso foi notado que a diminuição nas vendas foi o mal atendimento do proprietário. Deste modo procurei métodos para melhorias no atendimento ao cliente e um deles foi ter indicado cursos para melhorar o atendimento da empresa. A ação contribuiu para que os sócios dialogassem entre si e ressaltasse os pontos que incomodava. Por exemplo, por eles serem casados a falta de bom senso sobre as folgas, por serem autônomo os mesmos não tem férias e o estresse refletia no mal atendimento. Outras questões que foram indicadas após a analise foi o ajuste de preços e busca de fornecedores variados, principalmente os que fornecia bebidas e o investimento e marketing.

4 semanas das indicações aplicadas foi verificado que a empresa conseguiu aumentar as vendas e conquistar novos cliente e ate mesmo retornar os clientes perdidos.

A importância dessa atividade pratica pois ela proporcionou a articulação de conhecimentos teóricos de administração e empreendorismo. Desse modo percebe se a necessidade de a universidade preparar o aluno não apenas para o cenário teórico, mas também pratico  

  1. Autoavaliação:

Apresente suas considerações finais, dificuldades enfrentadas, sugestões e outras observações pertinentes.

Foi uma experiência gratificante e um grande desafio executar uma ação de extensão que envolveu aplicação de conhecimento adquiridos no curso e a resolução de problemas. Uma grande oportunidade de aprendizagem, pois pude integrar os conceitos e as teorias das disciplinas do curso em uma atividade pratica. Foi uma satisfação poder contribuir para o desenvolvimento das empresas e para os sócios que demostraram muito interesse e participação. Agradeço a universidade por me colocar um pouco mais próximo daquilo que decidir cursar.

  1. Anexos

Insira os documentos comprobatórios da realização das atividades (fotos e/ou vídeo)

 

 

Local, 25 de março de 2024.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com