TENDÊNCIAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL:O PAPEL DA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL
Artigos Científicos: TENDÊNCIAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL:O PAPEL DA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edikarla • 26/5/2014 • 970 Palavras (4 Páginas) • 989 Visualizações
FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
TENDÊNCIAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL:O PAPEL DA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL
NATAL
2014
FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA
CELIENE GOMES
EDIANE FERREIRA
EDIKARLA SOARES
LUCINEIDE SILVA
MAGNA DUARTE
OSWALDO LUIZ
SUERDA NOBREGA
TENDÊNCIAS DO DIABETES MELLITUS NO BRASIL:O PAPEL DA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL
ARTIGO APRESENTADO Á PROFESSORA YOSKINARA ALVES PARA OBTENÇÃO DE NOTA DA P2
NATAL-RN
2014
Resumo
Temos como objetivo neste trabalho pesquisar sobre a tendência do diabetes mellitus Analisando a evolução da prevalência de Diabetes Mellitus no Brasil Hoje em dia Aevolução gradativa do Diabetes Mellitus no país é preocupante já que existe uma baixa adesão aos tratamentos propostos pelo ministério da saúde. É incontestável que o brasil experimenta, nos últimos, uma rápida transição nutricional chama a atenção, o marcante aumento na prevalência de obesidade, consolidando-se como o agravo nutricional mais importante, sendo associado a uma alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes também é realizar uma avaliação dos principais componentesda transição nutricional ocorrida noBrasil e suas consequências na população.
Palavra chave: Diabetes, Brasil, Nutricional.
Resumo em espanhol
Nuestro objetivo en este trabajo de investigación sobre laevolución de la diabetes mellitus de analizarlaevolución de laprevalencia de la diabetes mellitus enel Brasil de hoy La evolución gradual de la diabetes mellitus enel país es preocupante, ya que hay falta de adherencia a lostratamientospropuestos por elMinisterio de Salud. Esindiscutible que laexperiencia de Brasil enelreciente y rápido de transición, llamalaatención nutricional, el marcado aumento de laprevalencia de laobesidad, consolidando suposición como el problema nutricional más importante, está asociadacon una alta incidencia de enfermedades crónicas como la diabetes también es llevar a cabo una revisión de losprincipales componentes de latransición nutricional en Brasil y sus consecuencias sobre lapoblación.
Introdução
A diabetes mellitus tipo II tem Condição metabólica crônica caracterizada por desordens no metabolismo da glicose e anormalidade no metabolismo da glicose e anormalidade no metabolismode gordura, proteína.
A característicaprincipalé a hiperglicemia, que ocorre por má utilização dos carboidratos (glicose) em virtude de uma resposta defeituosa ou deficiente à insulina.
Essa enfermidade representa um considerável encargo econômico para o indivíduo e para a sociedade, especialmente quando mal controlada,
A modificação no estilo de vida inadequado, o consumo de dieta equilibrada, associado à prática regular de atividade física, contribuem para o controle metabólico e a redução dos fatores de risco para a síndrome metabólica, o Diabetes Mellitus e as doenças crônicas não transmissíveis. Sendo assim, programas de intervenção que promovem mudança no estilo de vida devem ser incentivados, no intuito de melhorar a qualidade de vida da população de risco.
Prevalência na diabetes
Apesar de um cenário conturbadoo Brasil, assim como outros países menos desenvolvidos, passou por importantestransformações no processo de saúde/doença,Como consequência desses fatos, a prevalência de sobrepeso e da obesidade aumenta consequentemente, as doençascrônicas não transmissíveis, principalmentediabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovascularese cânceres,Alterações nos padrões dietéticos e nutricionaisda população brasileira de todos osestratos sociais e faixas-etárias vêm sendo analisadasno processo da transição nutricionalEssa transição nutricional caracteriza-se pela redução nas prevalências dos déficits nutricionaise aumento expressivo de sobrepeso e obesidade, citando 3 exemplos desses fatores:
-mudança no padrão alimentar do brasileiro
-Redução da prática deatividade física
-Aumento do sobrepeso e daObesidade
Epidemiologia
O Diabetes afeta cerca de 10% da população no Brasil (aproximadamente 20 milhões de pessoas)e 8% da população de Portugal (400 mil pessoas).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2011 havia cerca de 151 milhões de pessoas doentes da Diabetes, e esse índice aumenta rapidamente. É estimado que em 2030 esse número dobre. A Diabetes Mellitus ocorre em todo o mundo, mas é mais comum (especialmente a tipo II) nospaíses mais desenvolvidos.
CLASSIFICAÇÃO
*Primário:
➢
...