UM NOVO CONCEITO DE LANCHONETE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO
Por: Roberta Rocha • 28/6/2016 • Artigo • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 1.032 Visualizações
UM NOVO CONCEITO DE LANCHONETE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO
ROBERTA ROSA ROCHA
Negociação e Marketing Empresarial
Gestão Estratégica Empresarial
Planejamento Estratégico Orçamentário
SUMÁRIO
1.Introdução
2.Desenvolvimento
3. Referências Bibliográficas
- INTRODUÇÃO
O trabalho deste módulo C tinha como objetivo criar uma empresa em uma cidade qualquer e desenvolver o que se foi pedido de relacionando-se as três disciplinas do módulo: Negociação e Marketing Empresarial, Gestão Estratégica Empresarial e Planejamento Estratégico Orçamentário. Foi escolhido uma cidade de Minas Gerais e o ramo alimentício, cujo objetivo seria de destacar pelo bom atendimento, visto que lanchonete é algo comum, mas sempre possui clientes devido à correria do dia a dia das pessoas que preferem lanches rápidos. E também, o custo para esse tipo de empreendimento no centro de uma cidade desse porte com 4 funcionários gira em torno de R$80.000,00. Portanto, foi em cima desse contexto que o trabalho para finalizar este módulo foi esboçado.
- DESENVOLVIMENTO
A cidade de Patos de Minas, interior de Minas Gerais, com aproximadamente 140.000 habitantes foi escolhida para abertura do novo empreendimento no ramo alimentício: uma lanchonete. Essa lanchonete de 50 metros quadrados será montada no centro, local basicamente comercial composta por bancos, lojas dos mais diversos ramos e entidades do governo e concorrerá com diversas outras. O principal diferencial a fim de se destacar frente à concorrência será o excelente atendimento, já que hoje em dia esse nesse ramo muitas lanchonetes prezam a rápida rotatividade de clientes não se preocupando muito com seu atendimento. O gasto com propaganda será pouco, apenas alguns folders pois acreditamos que a principal publicidade será o boca-a-boca. O atendimento será rápido, eficiente, com muita polidez e também se atenderá via site. Esta modalidade será especialmente para entrega de lanches durante a noite, quando o cliente quiser algo para lanchar, basta entrar no site, montar seu pedido e em até 45 minutos chegará em sua residência. Sabe-se que esse tipo de pedido em capitais já é bastante corriqueiro, mas para uma cidade do interior é uma novidade que destacará a empresa.
Nossa visão de empresa será ser uma referência na cidade pelos lanches ótimos e diversificados que atendam todo tipo de cliente e ser lembrados pelo bom atendimento. A missão não foge muito disso, nossa missão é servir lanches ótimos, diversificados em um ambiente pequeno e aconchegante ou fora dele com muita rapidez e claro, ser sempre citado pelo excelente atendimento. Queremos tratar o cliente como gostaríamos de ser tratados, com cortesia e polidez, oferecendo alimentos saborosos a um preço justo. O cliente vai se sentir em casa. A meta para o ano de 2015 é entrar nesse ramo concorrido de lanches durante horário comercial e anoite com entregas inovadoras via pedidos no site e até pelo whatzap e ser conhecido como o melhor atendimento em serviços na cidade.
Será feita uma matriz SWOT em razão de verificar a situação da lanchonete no ramo de atuação a fim de verificar os pontos fortes e fracos a serem visualizados e as ameaças e oportunidades a serem levantada. Como ainda não se definiu exatamente o preço dos produtos, no ambiente interno como ponto forte será no momento apenas o atendimento o cliente, o atendimento com boa vontade, sorriso no rosto, rapidez, eficiência, etc. Enquanto que o único ponto fraco no momento levantado é o marketing, que foram gastos até então apenas com a confecção de panfletos, não foi gasto com outdoors, propagandas em rádios, TV e carros de som. Como nosso intuito é ser divulgado pelo boca a boca, os primeiros clientes que irão divulgar nosso estabelecimento. Vale dizer que os pontos fortes e fracos são internos e que nossa empresa irá otimizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos, o que nem sempre pode ser feito com as oportunidades e ameaças, que são fora de nosso controle, já que é do ambiente externo. Oportunidades que poderemos aproveitar é diversificar nosso cardápio, notando alguns produtos não ofertados pelos concorrentes e também devemos montar um bom planejamento estratégico e orçamentário, visto que esse tipo de ramo não se importa muito com isso, daremos um passo a frente. E a respeito das ameaças, é a melhor estrutura dos concorrentes e a fidelidade de anos de clientes, mas como sabe-se que hoje o cliente sendo o foco do processo, eles não costumam ser tão fiéis e será nesse ponto que acreditamos puxar esses clientes para nosso lado, tentando fidelizá-los conosco.
Para driblar os principais fatores críticos do ramo, iremos motivar os empregados a atenderem sempre bem com programas de benefícios do funcionário do mês votado pelos próprios clientes, ele receberá uma cesta básica e vale compras. Queremos ter um preço acessível, mas sem ter que usar materiais de baixa qualidade. Se nosso produto for mais caro que a concorrência, mostraremos para o cliente que na relação custo-benefício o nosso é melhor. Para medir a satisfação do cliente, iremos contratar por 6 meses uma empresa que cliente oculto, para saber aonde nossos funcionários estão errando e acertando quanto o atendimento ao público, sem contar que sempre farão cursos de aprimoramento em atendimento, técnicas de venda, dentre outros. E também será prioritário pagar em dia funcionários, fornecedores e impostos.
De acordo com dados do SEBRAE, para se abrir uma pequena lanchonete, com auxílio de 3 a 4 empregados, estimando-se custos de abertura da empresa como taxas pagas para registro e alvará, equipamentos de tecnologia, maquinário, móveis de capital giro inicial para custear gastos antes do início das vendas, o custo do investimento gira em torno de R$80.000,00, levando-se em conta que o local de 50m² é alugado.
O segmento de lanchonete, segundo o SEBRAE pode optar pelo simples nacional (regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresa de pequeno porte, instituído pela lei complementar n°123/2006.) Nesse regime poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):
...