Um Desafio Profissional
Por: wilsonjaque • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 382 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA
POLO DE MATÃO/SP
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
WILSON MARCIANO DE CARVALHO
RA:2803837053
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTORA LAIS MORAES OSSUNA
ARARAQUARA/SP
24/09/2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA
WILSON MARCIANO DE CARVALHO
RA:2803837053
DESAFIO PROFISSIONAL
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Matemática, sob a orientação da Tutora a Distância Laís Moraes Ossuna
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..................................................................................................... | 4 |
DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... | 5 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................ | 7 |
REFERÊNCIAS..................................................................................................... | 8 |
INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve como objetivo avaliar mudanças de comportamentos e
aprendizagem em crianças após uma terapia assistida por animais.
Este tipo de terapia é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, promovendo o desempenho escolar e uma maior concentração e dedicação pelos
estudos. O projeto foi realizado com os alunos em uma sala de aula contendo 10 crianças da 3° ano do ensino fundamental. Este trabalho contou com auxílio de profissionais da área veterinária, psicólogo e médico para com a saúde do animal, das crianças e dos pais. O projeto tem como contribuição melhorar o desenvolvimento e o interesse de determinados alunos em sala de aula.
.
PASSO 1
PESQUISA SOBRE TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
www.anda.jor.br/21/05/09/zooterapia-ou-taa-terapia-assistida-por-animais
Esta pesquisa tem como objetivo conscientizar e facilitar aos professores e sociedade sobre a importância e o grande beneficio que traz aos alunos que sofrem com problemas físicos, mentais, emocionais e afetivos.
Ao utilizar esse método psicoeducativa assistido por animais, pode-se tratar diversas patologias e problemas. A TAA (Terapia Assistida por Animais) consiste em utilizar técnicas de reabilitação ou reeducação nas crianças que sofrem com algum distúrbio ou problema.
Não é 100% garantido que essa metodologia terá o efeito necessário, mas o ganho que se tem na evolução e desenvolvimento de crianças e adolescentes tratados é muito significativo.
Mas em contrapartida, tem os defensores dos direitos dos animais, que condenam tal prática, pois o animal é que no final fica com problemas de saúde. Diz-se que são humanos explorando animais indefesos.
Segundo comentários sobre o tema, uma grande maioria apoia essa terapia, mesmo porque há uma aproximação bem maior e um respeito maior entre homem e animal.
Os benefícios são vários, principalmente para as crianças que se desenvolvem melhor com a TAA do que numa consulta comum.
Os riscos são que, além de não ser garantido o efeito esperado, pode ser também que o animal acabe tendo algum tipo de problema.
PASSO 2
NOME DA ESCOLA: Educare – Educação, Carinho e Respeito
SÉRIE: 3° Ano do Ensino Fundamental
NÚMERO DE ALUNOS: 10 Alunos Meninos: 6 Alunos Meninas: 4 Alunas
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA TURMA
A Turma é composta por crianças com alguma necessidade especial: uns com Autismo, outros com Paralisia Cerebral e ainda outros com Síndrome de Down. São muito agitados e desatentos, irritam-se facilmente e são muito individualistas. Seu desenvolvimento não tem sido muito eficaz, devido suas limitações.
PASSO 3
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS
O aluno Leonardo Guedes, 8 anos de idade, é portador de Autismo. É muito isolado do restante da turma. Quando tenta interagir, ele se exalta e acaba brigando com os colegas e não consegue mais se concentrar nas atividades. Por causa de seu nervosismo, ele acaba faltando com respeito para com os professores e colegas de sala. Ele também atrapalha as aulas gritando e xingando a todos. E por causa de sua irritação, ele saliva muito, cospe no chão e fica passando a mão no cuspe, rola no chão sujo e faz as necessidades na roupa. Ou seja, ele dá muito trabalho.
...