Unopar 2 Semestre
Artigo: Unopar 2 Semestre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: diagueli • 7/10/2013 • 2.791 Palavras (12 Páginas) • 939 Visualizações
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Título: As atribuições do Professor Pedagogo nas instituições de ensino
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Psicologia da EducaçãoII, Comuniçcação e Linguagem, e Educação e diversidade:Relações Étnico-Raciais.
Profs.:Vilze Vidotte Carlos Eduardo Gonçalves, Juliana Fogaça e Fabio Luiz da Silva.
Tutora eletrônica: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade
Tutor(a) de sala: Renata G. Vieira
Lajeado
2013
Introdução:
Refletir sobre a formação e o trabalho do professor pedagogo nos espaços educativo,analizando suas atribuições de maior relevância econtribuição para melhorar o ensino-aprendizagem de seus alunos.
Desenvolvimento:
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior das instituições. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino- aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia:
"[...] atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.".
[...] o pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica ( LIBÂNEO, 2002 p. 68).
Sobre a identidade do pedagogo, Franco esclarece que:
[...] o pedagogo será aquele profissional capaz de mediar teoria pedagógica e práxis educativa e deverá estar comprometido com a construção de um projeto político voltado à emancipação dos sujeitos da práxis na busca de novas e significativas relações sociais desejadas pelos sujeitos (FRANCO, 2003, p.110)
O trabalho do pedagogo em ambientes formais e não formais de aprendizagem pretende firmar-se como elemento mediador e articulador de uma práxis pedagógica voltado para interdisciplinaridade e comprometido com a educação. Verifica-se, pois, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal. Apesar disso,não deixa de ser surpreendente que instituições e profissionais cuja atividade está permeada de ações pedagógicas,que desconheçam a teoria pedagógica.
Para José Carlos Libâneo, no livro Pedagogia e pedagogos, para quê? (Cortez, 2000), “essa ampliação do conceito de educação, decorrente da complexificação da sociedade e da diversificação das atividades educativas, não poderia deixar de afetar a Pedagogia, tomada como teoria e prática da educação. Em várias esferas da sociedade surge a necessidade de disseminação e internalização de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando às práticas pedagógicas. Mesmo no âmbito da vida privada, diversas práticas educativas levam, inevitavelmente, a atividades de cunho pedagógico na cidade, na família, nos pequenos grupos, nas relações de vizinhança. Em resumo, estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica.”
Nesse sentido,“Pedagogia busca unir a teoria e a prática a partir de sua própria ação. É nesta produção específica da relação teoria-prática em educação, que a Pedagogia tem sua origem, se cria, se inventa e se renova” (pedagogo francês Jean ( Cortez, 2000).
“ Uma das coisas importantes que devemos esperar de nosso sistema educativo é uma formação que não seja mais um enclausuramento disciplinar e um adestramento no pensamento analítico,mas uma capacitação do ser humano para a compreensão.Este fechamento em categorias quase-estanques(estabele- cidas há mais de século e meio)impregna profundamente os organismos de pesquisa e o ensino superior, condicionando e mediocrizando nossas mais brilhantes inteligências.” (JAPIASSU, 2006, p. 38).
Assim, MORIN indica como os estudos sobre interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade, no âmbito do pensamento complexo, podem trazer contribuições
para a superação da fragmentação e da simplificação do saber. O pensamento
complexo...
...