Valor da empresa o conhecimento ea contribuição para uma gestão mais eficiente
Projeto de pesquisa: Valor da empresa o conhecimento ea contribuição para uma gestão mais eficiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna0909 • 25/10/2013 • Projeto de pesquisa • 2.884 Palavras (12 Páginas) • 416 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA E A CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR GESTÃO.................................................................................4
3 CONCEITOS DE GECON, ABC E RKW..................................................................5
4 ANÁLISE DE CUSTOS E SUA INFLUÊNCIA PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS.................................................................................................................9
5 CONCEITO, IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO.............................................................11
6 CONCEITO, IMPORTÂNCIA E OBJETIVOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO...........................12 7 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que manter a competitividade de uma empresa sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentado por todas as empresas. Existem infinitos recursos para o desenvolvimento da sustentação da vantagem competitiva, queue geralmente está ligada à estruturação dos valores da empresa.
Uma ferramenta útil para influenciar a competitividade é a gestão estratégica de custos. Ela tenta compreender onde a empresa estará amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial. Tendo assim uma visão diferente se compararmos a estratégias puramente simples que geralmente refere-se aos planos da alta administração para alcançar os objetivos determinados pela empresa.
A Contabilidade auxilia o administrador a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
Enfim, o trabalho abordará os conceitos, objetivos e importância de como a Contabilidade, o conhecimento e análise de custos e a matemática comercial e financeira pode contribuir para a melhoria da gestão das empresas.
2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA E A CONTRIBUIÇÃO PARA UMA MELHOR GESTÃO
A gestão de custos pode contribuir para a gestão eficaz de qualquer empresa, pois colabora para que os gestores tomem decisões assertivas aos preços dos produtos ou serviços, considerando os custos variáveis e os custos fixos.
Permite ainda analisar a rentabilidade das atividades e produtos; avaliar estoques; determinar a estrutura de custos dos produtos e compará-la com a concorrência; o que contribui para o emprego dos recursos onde produzam melhores resultados. Estes elementos ajudam a melhorar a qualidade das decisões a serem tomadas pelos gestores nas empresas, o que aumenta sua competitividade (CALLADO, ALMEIDAE CALLADO).
O conhecimento e o uso dos métodos de custeio permitem identificar, apurar e controlar os custos que deverão ser apropriados aos produtos, e aqueles que devem ser considerados como fixos relativos à estrutura produtiva.
3 CONCEITOS DE GECON, ABC E RKW
GECON: O GECON vincula as ações de cada gestor à rentabilidade do seu departamento.
Os sistemas contábeis atuais escondem a influência de cada gestor. Como hoje em dia os gestores participam do resultado da empresa, o GECON oferece a possibilidade de demonstrar o desempenho de cada gestor dentro do resultado total da empresa.
A mais importante função do GECON é a perfeita definição do resultado futuro de um projeto novo. Ele da os parâmetros de controle para garantir o lucro esperado. É o mapa que ensina o caminho para a máxima rentabilidade do capital investido e utilizado na empresa. Compras, Vendas, Produção, Manutenção, Qualidade e o departamento Financeiro desenvolvem cada um o seu próprio resultado. O GECON demonstra mensalmente estes resultados. Ele ajuda a formar o resultado orçamental, econômico de projetos novos. O GECON vincula as ações de cada gestor à rentabilidade do seu departamento.
Mas o GECON não consegue penetrar tão facilmente na administração das empresas. Por que os administradores não querem conhecer os detalhes, isto da muita dor de cabeça, e exige muitas análises e decisões. Alem disso, a receita federal não exige isto e muitas universidades não ensinam, consequentemente não deve ser necessário.
ABC: O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às actividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada actividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.
Os custos são analisados, associando-se as actividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais actividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De fato, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Actividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Actividade C, etc.).
A figura abaixo ilustra esta visão do método ABC:
Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efectuada através de critérios de rateios limitados (geralmente quantidade produzida ou vendida), no método ABC existe uma multiplicidade de critérios (denominados de direccionadores
...