ÉTICA PROFISSIONAL NA PELÍCULA "AMOR SEM ESCALAS"
Trabalho acadêmico: ÉTICA PROFISSIONAL NA PELÍCULA "AMOR SEM ESCALAS". Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 100994 • 15/6/2014 • Trabalho acadêmico • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 261 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e as razões para a justiça e a harmonia das condutas.
Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Neste quadro, investigaremos a obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e seus pensamentos sobre a ética, a conduta, a moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil, versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.
A ética profissional e conseqüentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas, tanto das pequenas quanto das grandes empresas.
As organizações estão percebendo a necessidade de utilizar à ética, para que o "público" tenha uma melhor imagem do seu "slogan", que permitirá, ou não, um crescimento da relação entre funcionários e clientes.
Desse modo, é relevante ter consciência de que toda a sociedade vai se beneficiar através da ética aplicada dentro da empresa, bem como os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo… Se a empresa agir dentro dos padrões éticos, ela só tende a crescer, desde a sua estrutura em si, como aqueles que a compõem.
Quando a empresa tira vantagem de clientes, abusando do uso dos anúncios publicitários, por exemplo, de início ela pode ter um lucro em curto prazo, mas a confiança será perdida, forçando o cliente a consumir produtos da concorrência. Além disso, recuperar a imagem da empresa não vai ser fácil como da primeira vez;
A ética na empresa visa garantir que os funcionários saibam lidar com determinadas situações e que a convivência no ambiente de trabalho seja agradável. De forma ética.
O lucro é a parte mais sensível de uma organização, por isso exige cuidado no momento do planejamento para sua obtenção. Isto significa que ser antitético, enganando seus clientes, não é uma boa conduta para a empresa que almeja se desenvolver e crescer perante a concorrência.
Assim, pode-se deduzir que a obtenção do lucro é um dos fatores advindo as satisfação dos clientes, pois é objetivo do negócio, que a empresa desenvolve para cumprir suas metas, tendo como retorno o resultado dos serviços prestados.
1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.
O filme conta a história de um executivo, que viaja incessantemente pelos Estados Unidos da América, ganhando a vida com um bom salário, acumulando milhagens de vôo com a missão de demitir funcionários.
Ryan Bingham (George Clooney) é um executivo bem sucedido, solitário por opção, sempre percorrendo entre aeroportos e hotéis, demite pessoas e fica indiferente aos sentimentos alheios.
Alex Goran (Vera Farmiga) é uma mulher esfuziante, cativante, misteriosa, sempre viajando e com a agenda cheia de compromissos.
Natalie Keener (Anna Kendrick) é uma profissional dedicada, exercendo sua genialidade tenta sempre inovar no trabalho. Um tanto convencida.
Apesar da tentativa de mudar o Modelo Organizacional de Trabalho (demissão de funcionários através de vídeo conferência), percebemos que até um serviço de aspecto tão cruel precisou manter sua antiga origem; notório dizer que, é muito mais ético demitir o funcionário na presença do que à distância, sem nenhum contato.
1.1. Sinopse do Filme.
Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.
2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.
Não Valorização da família / Supervalorização do Trabalho
Comentário:
O Trabalho é de suma importância para a sobrevivência do ser humano, em qualquer profissão ou segmento, porem, cabe ressaltar a necessidade de disponibilizar um tempo para a
família, os amigos e, por que não, para o lazer.
O profissional detentor destas características demonstra a sua falta de capacidade nas relações de cunho emocional. (o que denota uma falta de ética no convívio social).
Resistência às mudanças em relação à aceitação de novos métodos de Trabalho.
Comentário:
Muitos profissionais mantêm esta postura diante das mudanças no serviço, seja através de outras Metodologias ou inovações Tecnológicas, existe sempre o temor das novidades. Infelizmente, este funcionário, caso não se adéqüe aos meios está fadado à demissão ou tornar-se-á um mero ocupante de cargos menos importantes.
Diferentes técnicas na abordagem quanto à maneira de demitir funcionários, ou seja, o profissional que demite, dentro de uma Ética, torna “menos dolorosa” tal missão.
Comentário:
Presenciamos
...