Ética Empresarial
Artigo: Ética Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ianoliveira • 19/9/2013 • 586 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
Ética empresarial e sua importância
A sociedade contemporânea está resgatando comportamentos que possibilitem o cultivo de relações éticas. São frequentes as queixas sobre a falta de ética na sociedade, na política, na indústria e até mesmo nos meios esportivos, culturais e religiosos.
Um dos campos mais carentes, no que diz respeito à aplicação da ética é o do trabalho e exercício profissional.
Nas universidades e escolas brasileiras, nota-se uma modificação gradativa nos currículos com a inclusão e ênfase ao estudo da ética. Hoje fundações também estão desenvolvendo estudos em ética organizacional.
A Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (FIDES), desde a sua fundação em 1986, atua em quatro grandes vertentes que visam a mobilizar a sociedade civil brasileira na busca do Bem Comum: o Balanço Social, a Ética na Atividade Empresarial, o Diálogo Social e a Formação de Novas Alianças.
Para a vertente que busca o Bem Comum pautado na Ética na Atividade Empresarial, é indiscutível que as boas decisões empresariais resultem de decisões éticas.
Uma empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver, se adotar uma postura ética como estratégia de negócios, ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Estão envolvidos nesse grupo, os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo e a sociedade como um todo. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamentos e seu desempenho também deve ser avaliado quanto ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como boa cidadã.
Percebe-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial em criar relacionamento mais ético no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A sociedade como um todo também se beneficia deste movimento.
As organizações necessitam investir continuamente no desenvolvimento de seus funcionários por meio da educação.
A maior parte das organizações independentemente do porte, pode desenvolver mecanismos para contribuir para a satisfação dos funcionários.
Ter padrões éticos significa ter bons negócios a longo prazo. Existem estudos indicando a veracidade dessa afirmativa. Na maioria das vezes, contudo, as empresas e organizações reagem a situações de curto prazo.
O Center for Ethics da Universidade do Arizona, concluiu que as empresas norte-americanas que renderam dividendos por cem anos ou mais, eram exatamente aquelas que viam na ética uma de suas maiores prioridades.
A integridade e o desempenho não são extremidades opostas de um contínuo. Quando as pessoas trabalham para uma organização que acreditam ser justa, onde todos estão dispostos a dar de si para a realização das tarefas, onde as tradições de fidelidade e cuidado são marcantes, as pessoas trabalham em um nível mais elevado. Os valores ao seu redor passam a fazer parte delas e elas vêem o cliente como alguém a quem devem o melhor produto ou serviço possível.
Bons negócios dependem essencialmente do desenvolvimento e manutenção de relações de longo prazo
...