Ética geral
Resenha: Ética geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: momalves • 25/10/2013 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
O resumo aborda um tema bastante complexo e debatido em todas as áreas e ramos de quaisquer profissões existentes, a ética. Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Os problemas relacionados à ética dizem respeito ao comportamento do ser humano, na função de agirmos bem ou mal na maior parte do tempo, surgindo assim, a discussão: o que é bom e o que é mal? Cada pessoa possui um ponto de vista a respeito disso, para uns alguma coisa é boa, para outros não.
A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade. Dessa maneira, a ética é universal, enquanto estabelece um código de condutas morais válidos para todos os membros de uma determinada sociedade e, ao mesmo tempo, tal código é relativo ao contexto sócio-político-econômico e cultural onde vivem os sujeitos éticos e onde realizam suas ações morais.
A conduta do ser humano é uma resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro e que, manifesta-se variável, também pode ser observada e avaliada. Como tais respostas aos estímulos não são sempre as mesmas, variando sob diversas circunstâncias e condições, não se deve confundir tal fenômeno com um simples comportamento. O comportamento também é uma resposta ao estímulo cerebral, mas é constante, ou seja, ocorre sempre da mesma forma, e, nisso, diferencia-se da conduta, pois esta sujeita-se à variabilidade de efeitos.
A ética geral é a doutrina de como deve-se viver para obter-se uma vida harmônica e feliz em sociedade, como já dito anteriormente, não se pode ter um padrão do que é certo e errado, bom ou ruim, mas pode-se buscar uma harmonia entre os dois termos pra que se viva em harmonia, pra que se tenha uma boa convivência com a sociedade.
No segundo tópico, a ética nos negócios foi abordada. Essa ética, também conhecida como ética empresarial é definida como o estudo da forma pela qual normas morais/pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. A área mais importante da ética empresarial no que tange a tomada de decisão gerencial dizem respeito ao cumprimento ou não da legislação, a primazia do interesse próprio sobre os interesses da companhia e outras partes interessadas e, assuntos que transcendem a esfera legal.
Já a ética em finanças depende de executivos que estejam dispostos a colocar sua carreira em risco para divulgar com transparência o demonstrativo de resultado econômico de sua empresa apresentando uma má performance no período, ou decidir por um recall que pode prejudicar os resultados futuros. Na área de recursos humanos observam-se avanços, há empresas que chegaram a conclusão de que podem aumentar sua eficiência investindo em alguns benefícios que as tornam diferenciadas no mercado, e portanto, almejadas por bons profissionais, além de criar internamente um ambiente motivador, inspirando confiança aos seus funcionários. A relação empresa/empregado está sob transformação no Brasil há algum tempo e ainda passará por mudanças nos próximos anos, neste período de transformação a ética certamente desempenhará um importante papel
...