Outras / Trabalho De Administração

Trabalho De Administração

Trabalho Universitário: Trabalho De Administração
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Luiza  06 dezembro 2011
Tags: 
Palavras: 4764   |   Páginas: 20
Visualizações: 122

...

.

Algumas das características marcantes nas organizações, em séculos passados, num contraste com as organizações e o trabalho de agora, colocando as diferenças anteriores para os dias atuais.

DESENVOLVIMENTO

As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

A administração como ciência é relativamente recente, porem grandes filósofos da Idade Antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a Administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A República”, expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do Estado e suas formas governamentais. Conforme Chiavenato, (2003), mas foi com estudos profundos que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, quando trouxeram a mostra a importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.

Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiu por meio dos pensamentos filosóficos da época. Nessa mesma época surgiu Frederick Winslow Taylor, que segundo Chiavenato (2003) foi o fundador da Administração Científica. Ele Iniciou sua carreira como operário, até chegar a engenheiro. Na época vigor

ava um sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Esse fato levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.

Em 1878 começou a desenvolver as primeiras melhorias técnicas, entre elas um aprimoramento no corte do aço, resultante do processo de tratamento térmico. Em 1895, Taylor apresentou um trabalho que seria a base da Administração Científica, denominado A Pierce-rate sistem, um sistema de pagamento por peça, em que propunha um estudo de quanto tempo levaria para um homem fazer o seu melhor trabalho, completando sua tarefa, e trabalhando o suficiente, assegurando uma remuneração razoável. Segundo Maximiano (2007), Taylor chamou posteriormente esse trabalho de estudo sistemático e científico do tempo, dividir cada ta ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias