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A História do Kabuki

Por:   •  2/10/2022  •  Seminário  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  76 Visualizações

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Izumo-no Okuni

   Não está claro exatamente quando Izumo no Okuni nasceu. Acredita-se que ela tenha nascido no início da década de 1570, provavelmente entre 1571 e 1573, na cidade de Matsue. Muito pouco se sabe sobre sua família, e ainda menos se sabe sobre seus primeiros anos de vida.

Okuni trabalhou como miko (donzela do santuário) por vários anos no Grande Santuário de Izumo. Okuni cresceu nas proximidades do santuário de Izumo, onde seu pai, Nakamura Sanemon, trabalhava como ferreiro , e onde vários outros membros da família serviam. A família de Okuni morava ao redor do Santuário Izumo, onde seu pai trabalhava como ferreiro e Okuni trabalhava como miko. Miko, meninas tradicionalmente virgens vestidas com camisas tradicionais de quimono branco e calças hakama vermelhas, ajudavam na manutenção do templo, vendiam as pequenas bugigangas sagradas e percorriam as cidades coletando dinheiro para o templo. Okuni, conhecida por suas habilidades de dança e sua beleza, decidiu dançar para arrecadar esmolas. Ela foi um sucesso estrondoso e, em vez de voltar ao santuário, decidiu devolver dinheiro e montar um teatro no leito seco do rio Shij ogawa (agora conhecido como KamoRio).

Eventualmente Okuni juntou-se como uma miko (uma espécie de sacerdotisa) onde ela era conhecida por sua habilidade em dançar e atuar, bem como sua beleza. Era costume de época enviar sacerdotes, miko e outros para solicitar contribuições para o santuário, ela foi enviada a Kyoto para realizar danças e canções sagradas. 

Okuni impressionou todos com sua dança de assinatura, o Nambusu. Originalmente, era uma dança budista sagrada que se transformou em uma dança folclórica ao longo do tempo.

As viagens de Okuni para Kyoto deveriam ser breves, e ela acabou sendo chamada de volta para Matsue. No entanto, Okuni decidiu não voltar para casa. A razão exata do porquê não é clara, mas pode ter sido que ela preferiu se apresentar em Kyoto ao invés de viver a vida humilde de uma Miko em Matsue

Kabukimono

"Ignorando a convocação para retornar ao Santuário, ela montou seu próprio teatro nas margens do rio Shijo em Kyoto. Este era um local de encontro há muito conhecido para os kabukimono , jovens e aqueles não tão jovens, que se sentiam alienados e deslocados, os sem-teto e aqueles que poderiam se qualificar como os "hippies" da época".

Para levar algo novo à população, totalmente diferente do que existia até então, Okuni organizou uma performance em um palco montado ao ar livre em Shijô Gawara, Quito. Lá, ela se exibiu com trajes masculinos e extravagantes e empunhando uma espada. Junto a seu grupo de artistas, Okuni apresentou um novo estilo de dança (Okuni impressionou todos com sua dança de assinatura, o Nambusu. Originalmente, era uma dança budista sagrada que se transformou em uma dança folclórica ao longo do tempo) e fez uma representação cênica cheia de bom humor, arrancando aplausos e muitos risos do público com diálogos cômicos. A performance causou grande alvoroço entre o povo de Quioto, que passou a chamar a encenação de kabukimono - termo empregado no sentido de “extravagante”, “excêntrico”. Vem daí a origem do termo hoje amplamente conhecido no Japão, o Kabuki.

 No início só as mulheres atuavam dentro do kabuki e vestiam se como homens ao representarem personagens masculinos. A companhia de Okuni e os grupos mais novos normalmente tinham o patrocínio da nobreza, mas seu apelo era dirigido às pessoas comuns da cidade, e os temas de seus dramas e danças eram retirados da vida cotidiana. 

O que Okuni e sua trupe fizeram foi provocativo, mas sua dança e estilo únicos se tornaram populares. Uma das razões para isso foi porque eles eram uma das poucas formas de entretenimento amplamente disponíveis para o público em geral, tanto ricos quanto pobres.

Kabuki capturou a atenção dos cidadãos em Kyoto e começou a se espalhar ainda mais no Japão, e Okuni estava no centro de tudo. As apresentações de sua trupem atraíram grandes multidões e sua influência foi amplamente sentida.

No entanto, um aumento na popularidade também trouxe um aumento nos impostores. Muitos tentaram competir com a trupe de Okuni. Até os bordéis começaram a contratar apenas mulheres que pudessem atuar, cantar e dançar. Era crença de Okuni que muitos desses teatros e trupes não seguiam os padrões que Okuni havia estabelecido para o kabuki. Ela sempre trouxe consigo o respeito pela forma. Suas performances podem ser provocativas e ela ultrapassou os limites, mas ela nunca foi além disso. Para Okuni, sempre foi sobre a arte, uma maneira de se expressar.

Seu desgosto por essas imitações mudou sua visão do kabuki. Não encontrando o mesmo amor ou prazer pelo teatro que havia criado, Okuni se aposentou por volta de 1609. Depois disso, ela desaparece dos registros. Ninguém sabe como ela passou os últimos anos de sua vida, mas acredita-se que ela morreu em algum momento entre 1613 e 1615.

Kabuki continuou mesmo sem seu criador. Isto é, até 1629. Até então, a natureza altamente sugestiva do kabuki atraiu a atenção do xogunato Tokugawa. Declararam que as apresentações eram imorais, pelo menos quando realizadas por mulheres. Assim, as mulheres foram proibidas de realizar kabuki e substituídas por rapazes e rapazes

Okuni criou não apenas uma tradição japonesa de longa data, mas também um novo tipo de performance ultrajante que deu às mulheres um espaço para se apresentar.

Sem Okuni, um espaço para mulheres no palco japonês poderia não ter sido possível. Sua devoção ao seu ofício possibilitou isso e, embora ela possa não ser um nome comumente conhecido, ela ainda vive em cada apresentação.

Wakashu-kabuki

Em substituição a essas mulheres banidas do Kabuki surgiram os jovens e atraentes adolescentes masculinos, que passou a ser denominado de “wakashu-kabuki”. Surgiu assim uma nova forma de entretenimento, que a primeira vista dava uma conotação pouco diferente aos olhos de seus governantes autoritários. 

Durante esse período de transição das mulheres pelos homens, esses belos e delicados jovens adolescentes masculinos foram se tornando cada vez mais preferidos. Não demorou muito e eles passaram a substituir os papéis anteriormente femininos. Naturalmente e principalmente para isso, os jovens escolhidos deveriam possuir sua aparência menos masculinizada.

Isso com o passar do tempo acabou se tornando comum naqueles dias. Contudo, aos poucos esses jovens também vistos e apresentados dentro de um contexto erótico. Suas atuações eram igualmente irreverentes e excitantes. Isso fez com que os jovens atores do sexo masculino também passassem para disponibilização a prostituição, Isto é, tanto para clientes do sexo feminino ou masculino.

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