TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinalética e Sinalização

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  4.613 Palavras (19 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 19

SINALÉTICA

&

SINALIZAÇÃO

BRASÍLIA

05 - 2014

FÁBIO DE FREITAS COLNAGO

3. Os principais conceitos do design de sinalização Este capítulo tem como objetivo apresentar como o design entendeu a sinalização como um campo específico e interpreta esta especialidade. Fig.15 – Autor desconhecido, New Yorker Magazine, 1949. Marcar, assinalar e sinalizar não são exatamente sinônimos, mas suas práticas coincidem em ações comuns que derivam da função da informação com o objetivo de direcionar, identificar e informar. Muitos são os termos encontrados e utilizados para denominar esta área do design. Estas denominações foram se modificando ao longo dos anos refletindo a complexidade ao incorporar novos atributos no seu desempenho. Em fontes especializadas (ADG Brasil, 2004 e MOZOTA, 2003) e na prática profissional (ver capítulo 5), encontra-se o uso de denominações diversas: sinalização, programação visual, comunicação visual, design ambiental, design total, ambientação, design da informação, wayfinding design, design gráfico-ambiental, sistemas de sinalização, sinalização interna, identificação de fachadas, etc. O termo sinalização, em inglês "signage" e em espanhol "señalización", é compreendido geralmente como sinalização viária (a indicação ou advertência destinada a orientar motoristas). Interpreta-se, também, como o suporte físico sobre o qual se aplicam informações de qualquer natureza, ou seja, a placa . 47 Sinalização é um termo muito amplo e genérico: pode-se dizer que gestos são utilizados para sinalizar. Uma simples dobra no canto superior de uma página é compreendida como um sinal, uma marca que pode ter um significado: retomar a leitura a partir deste ponto. Quando marcamos um ponto, o destacamos ou o diferenciamos no ambiente, estamos sinalizando aquele ponto. A Associação dos Designers Gráficos (ADG) define esta vertente do design, como design ambiental. "Há dois tipos de design ambiental, o de sinalização e o de ambientação. Projetos de sinalização costumam ser implantados em edifícios complexos, tais como shopping centers, supermercados, terminais de transporte, hospitais, museus. Sua principal tarefa é otimizar – por vezes até viabilizar - o funcionamento desses edifícios. Já os projetos de ambientação podem ser chamados de design total: são recintos inteiramente concebidos pelo designer, tais como uma exposição, um estande um local para abrigar um evento." (Guia ADG Brasil, 2004). "Environmental Design, compreende o planejamento do espaço físico para uma empresa, e o projeto de todos os espaços que a representam fisicamente: fábricas, áreas administrativas, áreas de produção, espaços comuns (refeitórios, recepções), espaços comerciais, (lojas, quiosques, corners de lojas de departamentos), exposições e stands." (MOZOTA, 2003). Chris Calori, designer americana e membro da SEGD ( Society for Environmental Graphic Designers) , em seu recente livro, Signage and Wayfinding Design: A complete Guide to Creating Environmental Graphic Design Systems, de março de 2007, define esta atividade como Environmental Graphic Design ( Design gráfico –ambiental) que envolve a sistemática da informação coesa e um sistema gráfico visualmente unificado identificando o ambiente construído. Mais uma vez, os designers, se deparam com a insuficiência de definições ou definições equivocadas como as aqui apresentadas. Parafraseando Pirandello, na sua peça "Seis personagens à procura de um autor": designers à procura de uma definição. 48 Neste capítulo, apresentam-se os conceitos de Joan Costa2 sobre "Señalética", Paul Arthur3 e Romedi Passini4 , sobre "Wayfinding" e o conceito de "Environmental Graphic Design " por Chris Calori e Craig Berger5 . A seleção destes autores foi em função da sua relevância profissional, e da autoria de diversos livros sobre os assuntos em questão. A análise destes conceitos permitirá uma abordagem mais abrangente do design de sinalização. 3.1.Sinalização e Señalética Todos os conceitos descritos neste sub-capítulo, foram obtidos no livro "Señalética" de Joan Costa, em 1992. Esta obra, faz parte de uma coleção editorial intitulada "Enciclopédia do Desenho", dirigida por Joan Costa, que engloba o estudo conceitual, metodológico e pragmático de diversas disciplinas do design a partir da ótica da comunicação. Esta coleção, conta com diversos colaboradores renomados como, Gillo Dorfles (Itália), Abraham Moles (USA), Walter Zanini (Brasil), dentre outros. Joan Costa (professor de Imagem e Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona) propõe o uso do termo Señalética para denominar a atividade por ele assim definida: “A Señalética nasce da ciência da comunicação social, ou da informação e da semiótica. Constitui uma disciplina técnica que colabora com a engenharia da organização, a arquitetura, o ambiente e a ergonomia, sob o vetor do design. A señalética responde à necessidade da informação ou orientação provocada e ampliada pelo fenômeno contemporâneo da mobilidade: deslocamento de grupos de indivíduos de diferentes procedências geográficas, condições sócio-econômicas e culturais distintas, implicando na idéia da circunstancialidade, gerando novas situações” (COSTA, 1992) Em português o termo seria "sinalética"6 cuja definição não corresponde ao significado em espanhol. Sendo assim o termo señalética será utilizado na sua forma original, sem tradução. 2 Professor de Imagem e Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona. 3 Designer auto-didata, canadense. Em parceria com Passini publicou o livro Wayfinding: People. Signs and Architecture em 1992. Membro fundador da SEGD. 4 Arquiteto e psicólogo, professor de arquitetura da Universidade de Montreal,Canadá.Phd em Psicologia Ambiental. Autor do livro: Wayfinding in Architecture,1982. 5 CALORI, 2007 e BERGER, 2005. 49 Segundo Joan Costa, entende-se por señalética o funcionamento instantâneo e automático da informação através de sinais visuais relacionados aos indivíduos. É uma disciplina técnica que se aplica à morfologia espacial, arquitetônica, urbana, e à organização dos serviços. Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com