Le Corbusier
Trabalho Universitário: Le Corbusier. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leasap • 15/4/2014 • 800 Palavras (4 Páginas) • 655 Visualizações
CINCO PROJETOS DE LE CORBUSIER
MAISON DOM-INO
e Corbusier e seu amigo engenheiro suíço Max du Bois, em 1914, desenvolveram duas ideias que seriam realizadas ao longo da década de 1920. Essas ideias eram reinterpretação da estrutura Hennebique como a Maison Dom-Ino e as Villes Pilotis, uma cidade projetada para ser construída sobre pilastras. A casa Dom-Ino foi seu primeiro projeto baseado nos novos conceitos arquitetônicos e também em um jogo de dominó. O conceito permitiu mostrar uma nova estratégia arquitetônica, consiste em uma unidade de produção em série de moradias. O projeto contém uma laje de piso de concreto e nervuras com caixões perdidos e reforço de aço, com pilares recuados e uma escada em balanço em uma das extremidades.
O protótipo Dom-Ino expressava o desejo de Le Corbusier de realizar uma arquitetura urbana, a era da máquina.
L MAISON CITROHAN
casa Citrohan é, dentro de três protótipos básicos (Domino, monol, Citrohan) criados pelo Le Corbusier para criar habitação que pode ser construído em séries como máquinas, o mais desenvolvido ao longo de sua carreira. Ele é um dos tópicos de pesquisa de base LC interesse na industrialização e as novas formas de habitação de uma casa à espera de parecer lógico e econômica para todos. O ponto de vista da experiência visual (ouvrir les yeux) de um espaço que foi percebido no popular bares Paris: duas paredes paralelas dupla altura de pé entre um loft e tem uma entrada de luz em sua extremidade livre . Le Corbusier reconhece as virtudes presentes nesta formulação simples, especialmente sua capacidade de permitir rica em seção, o que soma liberdade ganhou terreno em seu trabalho anterior com estrutura Domino de pilares e vigas de concreto armado com escada aberta para não perfurar a laje, seguindo uma estrita lógica construtiva.
Conceito
Este protótipo, desde a sua designação reflete efeitos claros que nortearam sua concepção. Le Corbusier Citrohan chamou casa "se não Citroen", usado para esclarecer, e também se referiu a ele como "máquina de morar". Estas são maneiras óbvias de se referir a suas principais preocupações em relação a essa célula, que podem ser construídos em série como carros. Pré-fabricação foi ainda proposto, o que reduziu a sua "utillage" ou para o equipamento mínimo necessário para o benefício dos espaços de vida, isto é, em suma, para viver como eles eram carros-conceito, barcos e aviões para mover conceito.
Primeira versão 1920
Boceto de una de las versiones previas a la construida en 1927
A casa Citrohan 1 (1920) consistia de três andares sobrepostos. No piso térreo, foram localizados na parte da frente, as áreas de estar e de jantar, e no fundo, a cozinha e serviço. No primeiro andar, o fundo era o quarto principal com casa de banho privativa, e comparou-os com o boudoir, uma espécie de antedormitorio ou seja vácuo balconeaba íntimo sobre
...