TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grandes Mestres da Pintura

Por:   •  12/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 10

Escola Estadual De Ensino Fundamental “Inocêncio Soares”

SOPHIA ELICE FARIAS SANTOS

OS GRANDES MESTRES DA PINTURA

Primavera – Pará

2018

SOPHIA ELICE FARIAS SANTOS

OS GRANDES MESTRES DA PINTURA

           

                       

TRABALHO SOLICITADO PELA PROFESSORA LUCIDÉIA, DA DISCIPLINA ARTES DA TURMA 9° ANO, TURNO DA MANHÃ.

                 

Primavera – Pará

          2018


Introdução

 A arte surgiu há muitos séculos, quando o homem primitivo desenhava com carvão, nas paredes da caverna, imagens do mundo a sua volta. O homem desenhava figuras de animais, de cenas de caçada, de pessoas e paisagens.

 A pintura tornou-se, então, um grande auxiliar na comunicação humana. O homem começa a fazer tintas utilizando elementos da natureza, tais como: pedras e plantas, conseguindo as cores vermelho, amarelo e preto.

 Essas tintas eram moídas até virarem pó e guardadas dentro de ossos ocos, e para torná-las líquidas o homem usava gordura animal.

 Desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, a pintura vem sofrendo evoluções, caracterizadas por vários períodos, que ficaram marcados pelo surgimento de grandes artistas. Entre eles: Braque, Leonardo Da Vinci, Degas, Gauguin, Giotto, Matisse, Michelângelo, Monet, Picasso, Renoir, Toulouse Lautrec, Van Gogh.  

Neste trabalho vou falar apenas dos artistas Braque, Da Vinci, Degas, Gauguin, Monet, Picasso e Van Gogh.


Braque

Georges Braque nasceu em 1882, em Paris, e mudou-se para Harvere aos oito anos de idade.

  Aos dezoito anos Braque voltou para Paris e entrou para a Escola Nacional De Belas Artes.

Em 1904 montou seu primeiro ateliê e pintava paisagens e natureza morta. Braque fez sua primeira exposição em 1908, e já se notavam em suas obras traços de pintura cubista.

De 1910 a 1912 realizou obras cubistas, tendo-se como exemplo desse estilo, o Violino e Jarro, que possuem um prego natural no alto da tela dando a ideia de que o quadro está preso por ele.

O quadro A Compoteira, com colagem de papel, foi o precursor do cubismo. Braque era grande amigo de Picasso e, juntos, descobriram que, em vez de colar materiais, imitar a colagem pela pintura faria o mesmo efeito. Em 1914 ao iniciar-se a Primeira Guerra Mundial, Braque foi ferido e recuperou-se em 1917, quando voltou a pintar.

Morreu no dia 31 de agosto de 1963, aos 81 anos em Paris, França. [pic 1]              [pic 2]

             Georges Braque                                          O Violino, 1910


Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 em um vilarejo perto da cidade de Vinci, na Itália. Cresceu no campo e tornou-se um amante da natureza, onde ficou fascinado pelas formas vivas e retorcidas; também gostava muito de cavalos e os conhecia profundamente.

 Foi um dos maiores pintores do Renascimento e considerado um gênio por possuir muitos talentos. Era também engenheiro, desenhista, músico, matemático, arquiteto, escritor, naturalista e inventor.

Foram encontradas em um caderno de anotações, pesquisas detalhadas e muitos projetos de invenções, como esboços de paraquedas, helicóptero, canhões, embarcações entre outros.

Aos 17 anos de idade foi morar em Florença, onde fez estágio no estúdio do grande pintor Andrea Verrocchio.

No ano de 1483 foi para Milão, onde permaneceu até 1499. Nesse período pintou vários retratos e executou uma importante encomenda, A Ultima Ceia.

Em abril de 1500 voltou para Florência, e trabalhou como engenheiro, desenhando e projetando sistemas de canais, para drenagem de pântanos, mas continuou pintando belíssimos desenhos a pastel.

De 1503 a 1508 foi o período de sua ascensão como pinto, e acredita-se que nessa época tenha pintado Monalisa, sua obra mais famosa.

Leonardo Da Vinci viveu em Roma até o ano de 1516, quando se mudou para a França, onde pintou A Virgem e o retrato de uma dama florentina.

Morreu em 02 de maio de 1519 em Anchiano, Itália.

[pic 3]                                          [pic 4]

    Degas

Edgar Degas nasceu em Paris em 19 de julho de 1834, filho de uma rica família de banqueiros. Estudou Direito por pouco tempo e decidiu tornar-se um artista.

Em 1860 Degas já pintava magníficos retratos, corridas de cavalos, teatro, senhoras na chapelaria, lavandeiras e sobretudo balé.

As pinturas de Degas aparentavam ser espontâneas, mas na verdade eram produzidas em estúdio, depois de muito estudo e vários croquis. As técnicas que usava em seus trabalhos eram muito originais, na sua maioria em tons pastéis, e foram tão reconhecidas quanto suas pinturas a óleo.

Utilizava o carvão e o giz colorido na mesma proporção em que usava tintas. Conseguiu encontrar uma variedade nunca imaginada de efeitos de cores e texturas.

Suas esculturas foram igualmente reconhecidas, assim como suas pinturas. Entre suas obras destaca-se: Mulher no Banheiro ,Grupo de Três Dançarinas, As Dançarinas, Dançando com Tamborim.

Edgar morreu em 27 de setembro de 1917, em Paris, França.

[pic 5]           [pic 6]

                  Edgar Degas                                    Bailarinas em Azul (1897)

Gauguin

Paul Gauguin nasceu na França em 07 de junho de 1848 em Paris, e passou sua infância no Peru. Aos 17 anos se alistou na Marinha, onde permaneceu durante seis anos, trabalhando depois na bolsa de valores.

Em 1867 Gauguin perde a mãe e vai morar com Gustave Arosa, que possuía uma grande coleção de pinturas. Nesse período Gauguin despertou o interesse pela pintura. Começou a colecionar pinturas de impressionistas e se tornou pintor amador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (803 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com