TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Queda Da Bastilha

Dissertações: Queda Da Bastilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Otávio Donasci nasceu em São Paulo, em 1952. Graduado e mestre em artesplásticas, atua como diretor de criação e de espetáculos multimídia. Na década de 70, trabalhou como cenógrafo de teatro, tendo recebido, em 1984, os prêmios APCA e Mambembe pelo conjunto de sua obra nessa área.

Midiarte

Nos anos 80, após algumas experiências no campo da videoarte, iniciou suas videoperformances, que foram apresentadas em festivais de vídeo do Brasil e do exterior e que lhe valeram o Prêmio Lei Sarney de Arte Multimídia, em 1988. No início dos anos 90, trabalhando em conjunto com o diretor Ricardo Karman, criaram as Expedições Experimentais Multimídia (Viagem ao Centro na Terra, em 1992, e a Grande Viagem de Merlin, em 1994), gigantescos espetáculos interativos que envolviam teatro, turismo e artes plásticas

Videocriaturas

Donasci celebrizou-se no campo do videoteatro pelas suas videocriaturas. A idéia básica da videocriatura era criar um híbrido, uma espécie de cyborg, metade gente metade máquina, utilizando um monitor de TV colocado, através de armações de plástico, em cima de um ator escondido sob mantos pretos.

A tela de monitor, ligada a um gravador de vídeo por cabos ou por transmissão sem fio, mostra a imagem de um rosto recitando monólogos ou dialogando ao vivo com o público ou com outras videocriaturas. O efeito é low tech, feito com equipamentos domésticos de vídeo e recursos artesanais, improvisado á maneira brasileira, com os conhecimentos de eletrônica que Donasci foi adquirindo na prática.

A proposta para as videocriaturas é simples e precisa. Trata-se de ampliar os recursos expressivos do ator com a incorporação da linguagem dos meios audiovisuais. No ano de 2010 as Videocriaturas completaram 30 anos, e no dia 3 de março foi realizado o evento 30 anos videocriaturas: edição dos arquivos de Otavio Donasci no Centro Cultural Banco do Brasil.

Graduado em artes plásticas, mestrado em artes plásticas, atua como diretor de criação e de espetáculos multimídia. Também faz performances multimídia. Na década de 1970, trabalha como cenógrafo, tendo recebido em 1984 os prêmios APCA e Mambembe pelo conjunto de obra. Nos anos 1980, inicia suas videoperformances com videocriaturas, apresentadas em festivais de vídeo no país e no exterior. Recebe, em 1988, o Prêmio Lei Sarney de Arte Multimídia. No início dos anos 1990, com o diretor Ricardo Karman, cria as Expedições Experimentais Multimídia (Viagem ao Centro da Terra, 1992, e A Grande Viagem de Merlin, 1994), gigantescos espetáculos interativos que envolvem teatro, turismo e artes plásticas.

IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA

Otavio Donasci, profissionalmente cenógrafo de teatro e produtor de eventos especiais, torna-se conhecido no terreno da arte/tecnologia pelo seu projeto do videoteatro, primeiramente por meio de suas videocriaturas e posteriormente com de suas performances multimídia.

A idéia básica da videocriatura era criar um híbrido, uma espécie de cyborg, metade gente e metade máquina, com um monitor de TV colocado, por meio de armações de plástico tubular (tubo pvc) moldado a quente, em cima de um ator escondido sob mantos pretos. Cada tela de monitor, ligada por cabos a um gravador de vídeo, nos mostrava a imagem de um rosto recitando monólogos ou dialogando ao vivo com o público ou com outras videocriaturas. A proposta de Donasci é simples e precisa. Trata-se de ampliar os recursos expressivos do ator com a incorporação da linguagem dos meios audiovisuais. Quando o personagem morre, por exemplo, seu rosto vai aos poucos saindo de foco; quando ele está esbravejando contra o público, sua boca vai entrando num big close-up, através de uma zoom-in, até ocupar todo o rosto-tela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com