TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SONHO DE TODAS AS CRIANÇAS: MARCAS FANTÁSTICAS DE CHOCOLATE

Projeto de pesquisa: SONHO DE TODAS AS CRIANÇAS: MARCAS FANTÁSTICAS DE CHOCOLATE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Estratégias

Estratégias

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: portocalvo 16 outubro 2013

Palavras: 1083 | Páginas: 5

O SONHO DE TODA CRIANÇA: AS FANTASTICAS MARCAS DE CHOCOLATE

“O ano era 1970. O momento era a entrada na universidade. O consolo era o chocolate. Ao sair das aulas do curso de preparação para o vestibular, eu passava diariamente em frente a uma loja da Kopenhagen. O dinheiro era curto, mas sempre havia uma sobrinha para comprar o produto mais cobiçado: Nhá Benta, um bombom recheado de merengue e coberto de chocolate ao leite. O gosto daquele doce não se apaga da memória. Era puro prazer.”

A Kopenhagen é uma das marcas de chocolate mais conhecidas dentre aqueles que buscam um Chocolate de primeira linha e a um preço acessível, quando comparados aos preços dos chocolates importados. Dentre os apaixonados por chocolate, que nunca comeu os famosos bombons Cherry Brandy, a Língua de Gato (as crianças adoram!), os marzipãs, os biscoitos cobertos com chocolate, entre tantos produtos? E quem não tem saudade da famosa bolinha de frutas, um pão de mel recheado com geleia de figo, que saiu de linha há poucos anos.

Durante muitos anos a Kopenhagen reinou sozinha nesse segmento. Fundada em 1928 por um casal de emigrantes da Letônia, começou oferecendo o marzipã, produto pouco conhecido dos brasileiros na época, e que seguia uma receita tradicional trazida da Europa. A primeira fábrica surgiu alguns anos depois, na cidade de São Paulo, introduzindo os chocolates, confeitos, biscoitos e produtos sazonais, como os ovos de páscoa. Hoje a empresa tem mais de 200 lojas, oferecendo 300 itens, personalizados de acordo com as diferentes linhas às quais os produtos pertencem. Emprega cerca de 1.100 funcionários e tem capacidade para processar 500 toneladas de chocolate para épocas especiais.

Mas houve momentos difíceis. Nos anos de 1990, a empresa ainda tinha uma administração familiar que não conseguia fazer a empresa se renovar. Foi então vendida e, para o novo dono, o desfio era reerguer a marca, que vinha enfrentando novos concorrentes que estavam se instalando no mercado, como a Cacau Show.

A Cacau Show surgiu de uma iniciativa de um jovem empreendedor de 17 anos : na páscoa de 1988, ele vendeu 2 mil ovos de uma indústria de chocolate. Mas a surpresa veio na retirada dos produtos: os ovos vendidos, de 50g, haviam saído de linha. Para honrar os compromissos, ele resolveu bancar a fabricação dos ovos, contratando uma senhora que fazia chocolate artesanal. Trabalhou muito, com um prazo apertadíssimo, mas os produtos foram todos entregues. O lucro apurado, cerca de $ 500 dolares, foi o capital inicial da empresa, instalada em um espaço de 12 m2 na casa de seus pais.

A ideia da cacau show era ser uma empresa que oferecesse chocolate artesanal. Começou a desenvolver sua linha de produtos que conta atualmente com chocolates artesanais, mini bolos, trufas, drageados, enfim, uma linha muito semelhante à dos produtos desenvolvidos pela Kopenhagen. Todavia os preços da Cacau Show são bem menores e atendem a uma faixa de público que não pode pagar R$ 150 por um quilo de chocolate.

A Cacau Show, à medida que foi crescendo , mexeu com o mercado de chocolates finos (diferente do mercado de chocolates produzidos em alta escala de por fábricas como a Nestlé e outras). Os produtos. Embora semelhantes ao da Kopenhagen em suas propostas e apresentações, têm características técnicas distintas: O chocolate, o tempo de batimento da massa (que influencia na textura), a origem do cacau, entre outras.

Para fazer frente a essa concorrência, embora os nichos de atuação fossem distintos, a Kopenhagen resolveu abrir uma nova marca que se parece em tudo com a Cacau Show, inclusive no nome: a Brasil Cacau. Seus produtos são mais industrializados do que os da Kopenhagen e atingem a preços cinco vezes menores. A Brasil Cacau abriu suas primeiras lojas próximas às da Cacau Show que, ironicamente, ao entrar no mercado instalou suas lojas próximas as da Kopenhagen. Pode- se dizer que, entre as três marcas, a Kopenhagen é a que concentra suas lojas próximas à população de maior poder aquisitivo. Mas a Cacau Show e Brasil Cacau também têm lojas em bairros mais populares, além de praças onde as três marcas convivem, como nas imediações da Avenida Paulista, em São Paulo, na qual circulam pessoas de todos os poderes econômicos.

A entrada da Brasil Cacau incomodou muito a Cacau Show, que chegou a entrar com um processo contra a marca concorrente, alegando que esta havia feito cópia de seus produtos. A decisão judicial foi favorável a Cacau Show apenas na manutenção da exclusividade na produção de drageados e de alguns tipos de bombons. A kopenhagen nunca discutiu a semelhança dos produtos da Cacau Show com os de sua marca.

No mundo dos negócios de chocolate discute-se que a estratégia da Cacau Show deveria ser mais específica, porque pretende atender a todas as camadas de consumidores , o que sabe não ser possível. Quem já degustou as três marcas sabe que todas são boas, mas têm sabores e qualidades diferentes. Os Chocolates da Copenhagen são considerados como tendo um sabor mais marcante, típico de chocolates de luxo.Todavia consumidores não muito exigentes acabam optando pelo preço, quesito no qual a Cacau Show e a Brasil Cacau ganham facilmente.

Questões para discussão

1- Que estratégia geral está sendo adotada pela Kopenhagen para enfrentar a Cacau Show? A estratégia adotada atende a quais critérios?

A estratégia envolve desde as escolhas dos pontos de vendas adequados ao anúncio impresso, a estratégias usadas atende aos seguintes critérios que já se mostraram efetivos para assegurar o sucesso e o retorno de vendas, como preço atrativo e qualidade do produto

2- Qual seria a estratégia geral a ser adotada pela Cacau Show para enfrentar as novas concorrências?

Ela poderia adotar a estratégia de diferenciação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com