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Teoria da literatura

Por:   •  17/1/2016  •  Abstract  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  498 Visualizações

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Conhecimento do tipo cientifica: procura o rigor- uma atitude ativa e critica- uma busca constante, mais amplo, mais sistematico. Este conhecimento que é racional implica uma serie de operaçoes: implica um sujeito ( ser racional), ou seja, que suspende a crença, a emotividade, etc. Assim, esse sujeito ativo face a um determinado objeto empirica (concreta) seleciona entre as varias caracteristicas desse entidade uma: um ponto de visa que vai levar ao seu conhecimento. Um sujeito de conhecimento perante um objeto empirico escolhe uma vertente de incidencia do seu estudo e tranforma esse objeto em objeto de conhecimento(formal). A lingua verbal é um objeto formal. Assim, nos criamos ciências a partir de objetos formais ( estes, por sua ordem sao extraidos de objetos materiais e empiricos que poderão dar origem a variados objetos

formais. Na disciplina nao temos uma definiçao formal exacta uma vez que existem variadas literaturas. Nao ha assim ceincia da literatura mas sim projectos cientificos. Nao foi assim possivel delimitar uma ciencia formal. As definiçoes da lit sao historicoas e sao formais ( varia com o tempo ao longo do tempo uma vez que o objeto muda ao longo do tempo) Assim como que aquilo que é

literario para uma pesoa para outra pode nao ser: tambem em temros sociologicos a definiçao de literatura difere. As definiçoes relativamente a teoria da literatura nao poderao assim

ser completamente válidas.

Caracteristicas do funcionamento da linguagem poetica em oposiçao ao funcionamento da linguagem prática (de comunicação):

Quanto á finalidade: Poética (artistica, estética) ; Prática (pragmatica) Quanto à referencialidade; Poética (Indireta; Pratica (direta)´ Quanto à Medium/codigo ; Poetica ( opaca- não é automatica, ou seja, os signos tornanse palpaveis, a linguagem literaria é uma lingua perceptivel e se materializa e concretiza aos nossos olhos, assim os objetos representados tornam se perceptiveis e singulares- a forma torna se perceptivel e a linguagem torna se perceptivel enquanto linguagem) ; Pratica (transparente) Quanto à percepçao:Poética (não atomatica, diferida); Pratica (automatica)

A linguagem poetica implica smepre uma rutura com a linguagem pratica, no entanto trata se sempre de uma violaçao sitematica acompanhada por uma estruturação.

Linguagem Prática: Singificado e Significante - signo é uma identidade arbitraria, resulta de uma convençao social e historica. Assim uma linguagem pratica é arbitraria e o seu referendo é exterior. Diz respeito a um só sentido, é transparente, perceptivel ( embora aqui tb haja falta de objetividade, embora nao tanto)

Linguagem poetica : Significado e significante - é motivado, ou seja, é referendo de ele mesmo, não é exterior mas coicide com o prorpio simbolo. A aplavra funciona enquanto palavra, concretiza se enquanto materia opaca. Diz respeito a multiplos sentidos, é autosignificativo. A sua força significativa não é exterior mas sim interior: assim os signos rodam em torno de si mesmos e criam significação.

Entre as duas linguagem verificamos que a poetica tem uma finalidade autonoma e atutotelica.

Literariedade é uma primeira formulaçao do objeto literario de acordo com os formalistas russos. é assim uma caracteristica distintiva. ( a combinaçao destes elementos desta maneira compoe um

objeto literario) Definem a literatura como forma - para os formalistas a forma nao se opoe ao conteudo, é antes um principio construtivo. A forma é o processo construtivo, é algo dinamico. Nao é um envelope onde se mete o conteudo. Teremos de mudar da sincronia para a diacronia. A forma é ultifuncional, pode contrariar varias funçoes. Uma determinada funçao pode ser preenchida por formas diferentes. O homem caracteriza se

por atribuir funçoes à natureza. Assim, o ser humano torna a natureza funcional.

Podemon concluir que o objeto detemrina o método. O metodo tera de ser adequado ao objeto.

Porque surgiu uma disciplina de tipo cientifica, uma ciencia da literatura e portanto a necessiade de restaurar a poetica?

-Porque ela é um registo da linguagem que tem caracteristicas especificas, é autonoma, é da autonomia do objeto que vem a autonomia da disciplina. A peoetica pretende uma abordagem interna e abstracta. Todorv vai articular todas as atidudes face ao literario que poderao ser resumidas na intrepretaçao. Nao ha assim um sentido unico mas sim varios sentidos (nunca se chega ao sentido mas sim a um sentido)

Formalistas russos: Metodo formal.

- Ficamos desde logo a saber que nao sao dognamticos. Visam a criaçao de uma ciencia autonoma e completa ( independente da psicologia, filosofia e sociologia, assim como de de historicidade). Rejeitam desde logo interpretaçoes lineares e acriticas de conceitos. Pretendem encarar a literatura como objeto de estudo ( de conhecimento ) . A literatura é uma materia concreta com as suas espeficidades/traços distintivos. Adotam uma atitude evolutiva de auto reflexao, sao portanto uma vanguarda teorica e entram em choque com muitas teorizaçoes instituidas. Pretendem descobir o carater sistematico que permite analisar o texto. A literatura é uma manifestaçao especifica da linguagem literaria. Os formalistas adotam certo numero de principios que utlizam para analisar o objeto literario, no entanto, se estes principios nao se mostrarem adequados para esssa analise, serao substituidos e reformulados por outros que o analisem ( nesse sentido. eles sao livres da sua prorpia teoria, sao eles que a dominam e alteram, nao sao refens da sua propria teoria, não sao portanto dogmaticos). Nota: Os formalistas dos anos 20 sao diferentes dos de 29. Há assim uma diferença entre a teoria e a convicçao, aceitam apenas o que é racionalmente provavel. Os formalistas vêm a literatura como uma entidade autonoma (autonomia da literatura), vao restaurar a Poética e inventar a disciplina da Teoria da Literatura. Trata se assim de um projecto cientifico com raiz aristotelica. Sera então uma poetica com caracteristicas distintas, inclui a linguistica ( saussure mais a fenomologia). Os formalistas vêm no conceito de forma algo inovador: eles vao considerar a obra como um sistema, a lingua poetica é um sistema, o sistema da literatura vai estudar as leis poeticas. Assim, a partir daqui, a literatura sera estudado de um ponto de vista interno e nao externo. Temos aqui uma visao descritiva e analitica. Os formalistas vao tb criar uma visao historica do fenomeno literario ( uma historia interna da literatura em que as formas se mudam umas às outras- uma forma muda consoante o paradigma, tranformam se assim umas nas outras-conceito de evoluçao literaria). No pensamento praguense encontramos os funcionalistas (iakobson), que foram dar origem ao estruturalismo. A obra passa assim a ser vista nao como um sistema mas sim como uma estrutura. A diferença entre sistema e estrutura é que na estrutura existe a introduçao do elemento da hierarquia: a funçao poetica encontra se numa posiççao de hierarquia mais elevada, ela sobmete todas as outras a ela.

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