Vida e Obra de Heitor Villa-Lobos
Por: João Paulo joão paulo • 13/5/2019 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ
Aluno: João Paulo Martinatti Santander Curso: Licenciatura em Música
Série: 1º ano Ano: 2015
Disciplina: Técnica Vocal e Canto Coral I Professor: Davi Oliveira
Lauda sobre Osvaldo Lacerda
OSVALDO LACERDA
Osvaldo Lacerda foi um compositor brasileiro que nasceu na cidade de São Paulo, no dia 23 de março de 1927. Seus pais sempre o incentivaram para a música, tanto que aos nove anos de idade, iniciou seus estudos de piano e desde menino já realizava tentativas de composição. Aos 25 anos começou a estudar técnica composicional com o maestro Camargo Guarnieri e com o incentivo e apoio do mesmo, estudou nos Estados Unidos, na condição de bolsista, sendo o primeiro compositor brasileiro a realizar este feito.
O compositor mais tarde, se torna professor e muitas de suas obras tiveram a finalidade didática. Preocupou-se em explorar e valorizar o canto, sobretudo o de caráter nacionalista, mostrando em suas músicas as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas brasileiras, além de contos populares e textos de grandes poetas nacionais, como, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, dentre outros.
Dedicou-se a maior parte de suas composições com canções de câmara (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes), e fez uma fusão da música erudita com a música popular. Acreditava que por mais simples que seja uma composição ela poderia, em termos musicais, alcançar a perfeição. “[...] A perfeição formal, pois, pode ser encontrada na mais complexa das sinfonias como na mais simples das melodias folclóricas.” Osvaldo Lacerda (2005, p. 59).
Portanto, podemos concluir que Osvaldo Lacerda foi um compositor exímio, criativo, nacionalista e revolucionário que encantou o país com a sua música. Pensou de modo diferente acerca da música erudita e popular, pois realizando a junção das duas fez não só uma música expressivamente diferente, mas também, que as pessoas se aproximassem da poesia através da música e da mesma forma a música, propriamente dita, se aproximasse do povo.
...